“Sintra Inclui” promove a integração profissional de jovens com deficiência

sintra-inclui psmlA Câmara Municipal de Sintra, em parceria com associação “Pais em Rede”, tem vindo a desenvolver o “Projeto Sintra Inclui” que pretende ser uma resposta dirigida aos jovens com deficiência, no apoio à transição da vida pós escolar para a vida ativa.

Este projeto tem por objetivo facilitar e promover a integração socioprofissional do jovem com deficiência ou incapacidade, através da construção de uma rede comunitária de apoio capaz de criar respostas no sentido da promoção da autonomia, realização pessoal e autodeterminação da pessoa com deficiência e contempla jovens com incapacidades intelectuais em situação de términus da escolaridade obrigatória, ou que já terminaram, estando em situação de desocupação.

Nesta fase do projeto encontram-se já 12 jovens, entre os 17 e 23 anos, integrados em contexto de trabalho em quatro empresas do concelho, Grupo Metal, Hotel Tivoli, Parques de Sintra Monte da Lua e Resiquímica.

Estes jovens desempenham tarefas, uma a duas vezes por semana, e estão permanentemente acompanhados por uma técnica que garante o suporte ao jovem e à empresa de acolhimento. As tarefas desenvolvidas foram previamente definidas tendo em conta os interesses e preferências de cada um, bem como as necessidades das empresas.

No final deste projeto-piloto que irá prolongar-se até dezembro de 2015, pretende-se que alguns destes jovens possam vir a ser integrados nas empresas, de acordo com os resultados que o projeto piloto evidenciar, através de alguma modalidade de contrato de trabalho.