Sintra marca presença no Portugal Smart Cities Summit

smart cities

A temática das cidades inteligentes vai voltar ao Centro de Congressos de Lisboa, na antiga FIL, mas, desta vez, num novo formato. O Portugal Smart Cities Summit acontece já no próximo mês de abril (dias 11, 12 e 13), mantendo a assinatura da Green Business Week, e Sintra vai marcar presença.

O município de Sintra vai estar presente no Portugal Smart Cities Summit para mostrar a sua abordagem sustentável e inovadora, no que diz respeito à gestão do território, cultura, mobilidade e ambiente.

Recorde-se que em junho do ano passado, Sintra conseguiu a mais alta distinção do World Council on City Data, que promove o desenvolvimento sustentável das cidades através de indicadores do desempenho dos serviços e da qualidade vida das populações.

O município passou, assim, a integrar o grupo de cidades que, a nível mundial, se compromete a monitorizar anualmente o respetivo desempenho e a fazer refletir os resultados nas políticas destinadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de forma sustentável e eficiente.

A participação de Sintra no Portugal Smart Cities Summit, no próximo mês de abril, vai permitir uma intensa partilha de conhecimentos sobre os mais variados setores que participam no conceito de cidades inteligentes.

O encontro tem como objetivo agregar municípios, empresas, universidades e startup’s, num evento que terá, também, a sua componente de negócio.

O Portugal Smart Cities Summit contará com a presença de 308 municípios, entre expositores e participantes nas conferências. Será, assim, a montra ideal para debater o futuro das cidades inteligentes, em setores tão diversos como são os da energia, TICE (tecnologias de informação, comunicação e electrónica), mobilidade, transportes, água, resíduos, ambiente e habitat.

 De acordo com um relatório publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050 cerca de 66 por cento da população mundial irá residir em áreas urbanas, o que motiva, atualmente, um forte desenvolvimento e aposta no conceito de smart cities, que junta inovação e empreendedorismo ao desenvolvimento sustentável das cidades.