Sintra promove encontro sobre oportunidades de negócio na índia

web CMS 0510

A Câmara Municipal de Sintra promoveu, esta quinta-feira, um encontro para debater oportunidades de negócios na India com a presença de agentes económicos e empresas sediadas localmente.

"Considero que as relações diplomáticas e políticas são muito importantes tanto para o nosso concelho como para o país e em Sintra temos a responsabilidade de promover a economia por sermos o segundo maior concelho do país e contribuirmos com 4% do PIB. Na India existe um mercado com o qual é possível estabelecer negócios, o que podem ser oportunidades para os nossos empresários”, referiu o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.

Na apresentação sobre aquela região, a embaixadora da India em Portugal, K.P.Nandini Singla, mencionou aspetos socioeconómicos e políticos que a tornam atualmente num dos países com maior atratividade para efetuar negócios: “A India é o segundo país mais populoso do mundo e estima-se que 65% da população tenha entre 15 a 25 ano, apresentando-se assim como um grande mercado de consumo no futuro; registou o maior índice de crescimento económico dentro das grandes economias mundiais, tendo ultrapassado a China, com um crescimento consolidado superior a 7% para este ano; o governo indiano lançou um grande conjunto de iniciativas transversais a grandes áreas da economia, nomeadamente o programa Make It que cria novas oportunidades na indústria, estabilizou também o regime fiscal através da redução da carga fiscal sobre as empresas; criou condições para a construção de infraestruturas produtivas de qualidade e reduziu tempo e custos de logística dos portos,”. A embaixadora salientou ainda que a dinâmica económica da India apresenta um enorme potencial em áreas, tais como: “tecnologias de informação, logística, combustíveis, construção, indústria automóvel, smart cities, StartUps, entre outras”.

O administrador da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Ortigão Correia, considerou o “enorme potencial para a realização de negócios entre as empresas portuguesas e indianas, especialmente nas áreas do consumo, industrial e engenharia”, afirmando que “ as relações comerciais com a India têm-se intensificado”.

O assessor - do atual primeiro-ministro - Vitor Escária considerou “importante” a associação do Estado central a esta iniciativa da autarquia de Sintra “devido a intenção de António Costa em realizar uma missão a India, no início do próximo ano, enquadrada no desafio de criação de valor para Portugal e reforço dos laços da economia portuguesa nos mercados em ascensão”, concluiu.

A autarquia desenvolve iniciativas, com o objetivo de contribuir para a promoção e internacionalização do tecido empresarial de Sintra.