JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 986

Sintra realizou o I Encontro da Rede de Saúde Mental

O Centro Cultural Olga Cadaval recebeu nos dias 17 e 18 de outubro, o primeiro encontro da Rede de Saúde Mental de Sintra, que teve como objetivo promover o conhecimento e a articulação entre todos os parceiros do concelho que contribuem para esta área.

Este primeiro encontro reuniu profissionais que desempenham funções no concelho de Sintra com o objetivo de apresentar os parceiros que atualmente compõem a rede, de forma a incentivar a comunicação e um espírito de rede produtivo, promovendo assim a articulação entre os vários intervenientes.

Sendo esta uma rede ainda em construção, esta iniciativa é também uma forma de descobrir novos parceiros, para que se possam trazer os serviços para Sintra de forma a que os munícipes não tenham de se deslocar a Lisboa.

O vereador da Câmara Municipal de Sintra, Eduardo Quinta Nova, referiu que “a área da saúde mental tem sido alvo de foco, com a criação da Rede de Saúde Mental, tendo por base que o paciente deve ter direito a acompanhamento na área da residência, neste sentido o Município realizou um protocolo com a Casa do Telhal e com as Irmãs Hospitaleiras da Idanha. Recentemente foi inaugurada a unidade de pedopsiquiatria de Queluz e em 2020 teremos também a unidade de pedopsiquiatria no Novo Hospital de Sintra”.

Foram também apresentados os projetos implementados pela autarquia, tais como:

as Orquestras Escolares de Sintra, iniciativa que está implementada nas escolas do concelho e que possibilita a todos o acesso ao ensino musical, mesmo aos que não têm a possibilidade de adquirir os instrumentos. Este projeto é implementado nas escolas onde os alunos pertencem para que se fortaleçam os laços com o estabelecimento de ensino, sendo ainda uma medida com vista ao combate do abandono escolar – já conta com vários casos de sucesso.

o Sintra Inclui e o Sintra Integra, dois projetos que promovem a formação profissional e a integração laboral, contribuindo para o progresso socioprofissional, técnico, económico, e social de pessoas com doença psiquiátrica.

o Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes de Sintra 2018/2020, o qual visa facilitar a integração e o início de vida dos emigrantes que pretendem residir e trabalhar em Sintra, tendo em conta os constrangimentos e dificuldades que pesam na vida dos indivíduos e das famílias.

o Sintra + Saúde, uma parceria com ao ACES Sintra e que promove atividades para idosos que visam informar e contribuir para um envelhecimento mais saudável e combater o isolamento e a debilidade social. Durante uma semana, no Hotel Arribas, são promovidos jogos cooperativos, danças a pares, atividades físicas e sessões de formação/informação sobre vários temas com o intuito de melhorar a saúde dos seniores.