Sintra recebeu congresso de Solidariedade

Solidariedade, respostas sociais, acolhimento e integração de migrantes foram alguns dos temas que estiveram em debate esta sexta-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval.

O congresso pretendeu dar a conhecer e debater as respostas sociais e políticas de solidariedade junto da população e das instituições públicas e privadas.

Uma consciência coletiva dos problemas sociais e consequente mobilização de meios necessários para efetivas soluções, numa perspetiva de conjugação de esforços e de otimização de recursos foram os objectivos desta iniciativa

Na abertura do congresso, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que “este congresso vai ajudar a melhorar a nossa atuação, como câmara, em matéria social e que nos dê respostas e caminhos para que objetivos na área social possam ser atingidos. Pretendemos promover boas políticas de acolhimento e integração, contribuindo para a segurança e para a paz, através de boas práticas de inclusão”.

Basílio Horta frisou os quatro eixos fundamentais da autarquia em matéria de solidariedade, “a emergência social, o apoio a famílias e grupos vulneráveis, o acolhimento de imigrantes e o fortalecimento das instituições de setores sociais”.

O presidente do Conselho Económico e Social António Correia de Campos apresentou um breve panorama económico e social (nacional e concelhio) e congratulou o trabalho da autarquia em matéria dos cuidados de saúde nomeadamente da construção do novo hospital.

Migrações no século XXI, envelhecimento e demografia, envelhecimento ativo e saudável e repostas sociais nas instituições de solidariedade foram algumas dos temas debatidos na sessão plenária, realizada durante a manhã, moderada pelo jornalista Carlos Vargas e com a participação do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, do coordenador da Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável, José Pereira Miguel e do presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, Padre Lino Maia.

Durante a tarde realizaram-se os workshops com os temas: “Acolhimento e integração das migrações”, “Desenvolvimento Inclusivo”, “Demografia e envelhecimento” e “Respostas sociais”.

Na sessão de encerramento, Basílio Horta afirmou que “este congresso correu muito bem, temos muitas respostas e temos consciência que muito há a fazer, é um trabalho que nunca está completo”.

“Temos de valorizar os profissionais que através das instituições tornam a vida dos outros melhores, damos apoio às instituições e reconhecemos o valor daqueles que dedicam parte da sua vida a ajudar quem precisa”, terminou o edil.

Este congresso contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva e do presidente do Conselho Económico e Social, António Correia de Campos.