Sintra recebeu o I Encontro de Investidores da Diáspora

web CMS 5704

Sintra recebeu o I Encontro de Investidores da Diáspora, nos dia 16 e 17 de dezembro, no Centro Cultural Olga Cadaval, com a presença de 300 representantes de micro e pequenas empresas da diáspora, ministros, secretários de Estado, autarcas, presidentes de entidades públicas e representantes de câmaras do comércio, para debater e partilhar experiências entre as diversas realidades da diáspora, conhecimento e diálogo intercultural e estabelecer eventuais parcerias de negócio.

“Este encontro faz-se no quadro geral de uma política pública de proximidade com estas comunidades e tem como principal objetivo atrair investimento da diáspora portuguesa para Portugal. Os nossos emigrantes podem servir de facilitadores para as exportações portuguesas para esses países e para o investimento português”, afirmou Augusto Santos Silva, ministro do Negócios Estrangeiros.

“Ficamos muito satisfeitos por este primeiro encontro se realizar em Sintra. Estas iniciativas são reuniões de trabalho para que portugueses extraordinários e exemplares nas suas comunidades de acolhimento e de partida possam dar conta daquilo que pretendem fazer e investir, tanto nas suas terras de origem como naquelas em que vivem”, referiu José Luis Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

“Sintra está de braços abertos para receber todos os que queiram regressar e também investir. Oferece enormes potencialidades ao investidor graças ao somatório de fatores determinantes que a tornam uma zona empresarial de excelência, com infra-estruturas, acessos viários e ferroviários rápidos, projeção internacional como Património da Humanidade, qualidade de vida num território seguro, amigo do ambiente e oferta cultural e de lazer”, referiu Basílio Horta.

O edil de Sintra salientou ainda: “Sintra é amiga do investidor. Por isso, criámos o Conselho Estratégico Empresarial, o Gabinete de Apoio Empresarial e promovemos um regime fiscal atrativo para apoiar todos aqueles que queiram investir no nosso território”.

Durante a iniciativa várias empresas sediadas em Sintra tiveram oportunidade de apresentar o seu modelo de negócio.