Sintra recupera património histórico na vila

A Câmara Municipal de Sintra decidiu exercer o direito de preferência na aquisição do Hotel "Netto", edifício do século XIX, adjacente ao Palácio Nacional no centro histórico da vila, que se encontra em ruínas.

O investimento aprovado hoje vai possibilitar a recuperação de um hotel histórico com a sua transformação num "Hostel" dirigido essencialmente à juventude, contribuindo assim para a valorização do centro da vila.

A medida insere-se numa estratégia de desenvolvimento e atração de investimento que prevê a dinamização do setor turístico e que permitirá a criação de emprego no concelho.

Considerado um símbolo da Sintra romântica, o hotel "Netto" está inserido na zona de proteção do Palácio Nacional, classificado como Monumento Nacional, e está integrado na área de Património Mundial e Paisagem Cultural que abrange a vila.

Devoluto há várias décadas, o Hotel Netto é conhecido pelo contributo que deu para a imagem de "Sintra Romântica", onde, por exemplo, destaca-se o escritor romancista José Ferreira de Castro, que ali residiu e escreveu parte da sua extensa obra literária.

A avaliação feita ao imóvel atribui um valor de 650 mil euros, sendo o direito de preferência da Câmara Municipal de Sintra exercido por um valor inferior, 600 mil euros.

Os trabalhos de recuperação do edifício vão contar com apoios comunitários e com a colaboração da autarquia de Sintra.