Sintra Social

sintrasocial

A Câmara Municipal de Sintra assume um papel importante e decisivo na promoção da mudança da consciência social, de forma a construir uma sociedade mais justa, inclusiva e altruísta.

Nessa medida, o município de Sintra te vindo desenvolver projetos no âmbito da ação social destinados aos públicos mais vulneráveis, nomeadamente jovens, pessoas portadoras de deficiência, idosos ou famílias em situação de carência económica.

  • Praia Acessível

"Praia Acessível a Todos"  disponível na praia da Adraga (Almoçageme), desde 2002 e  na praia das Maçãs desde 2008, onde estão reunidas condições de acesso bem como instalações sanitárias adequadas.

São disponibilizadas, gratuitamente, pelo Município cadeiras de praia, modelo tiralô, que possibilitam a deslocação na areia e o acesso ao mar, bem como monitores de apoio.

  • Banco Local de Voluntariado

Todos os interessados em desenvolver voluntariado, devem registar-se na Base de Dados "Sintra Voluntária", identificar a sua área de interesse, o público com que gostaria de trabalhar, o tempo que disponibilizar para o exercício do voluntariado.

  • Banco de Ajudas Técnicas

Contribuir para o desenvolvimento do processo de reabilitação, de melhoria e manutenção da qualidade de vida dos indivíduos e das famílias, através da cedência temporária de  ajudas técnicas/produtos de apoio, adequados às suas necessidades e contexto de vida. As ajudas técnicas/ produtos de apoio destinam-se às pessoas com deficiência ou incapacidade, aos idosos ou, aos que de forma temporária ou definitiva, necessitam de os utilizar.

  • Táxi social

Transporte organizado, gratuito e seguro que facilita o acesso da população sénior, economicamente carenciada, a estabelecimentos e serviços de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou com este convencionados para a prestação de cuidados de saúde.

  • Farmácia Acessível

Destina-se a pessoas com mais de 65 anos, que residam no concelho há mais de 2 anos e que se encontrem em situação de carência económica.

  • Oficina do Idoso

Pequenas reparações de canalização, eletricidade, serralharia e intervenções consideradas de pequena bricolage, são disponibilizadas, gratuitamente à população do concelho, com mais de 65 anos, através de marcação prévia para o número  800 204 952 (chamada gratuita).

  • Em casa em segurança

Prestação de ajuda imediata, no domicílio, através de um sistema inovador de telecomunicações que é constituído por uma central de assistência, um intercomunicador ligado ao telefone e um botão de controle remoto colocado numa bracelete ou colar.

Funciona através de uma Central de Assistência permanente que permite uma comunicação 24 horas por dia sem necessidade de um telefone.