SMAS de Sintra investem 22 milhões de euros em São João das Lampas e Terrugem

web CMS 1424

No âmbito das Presidências Abertas efetuadas pelas freguesias do concelho, Basílio Horta visitou esta quinta-feira a União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, onde foi apresentado um plano de investimentos globais do SMAS de Sintra no valor de 22 milhões de euros.

Durante a reunião de trabalho foi apresentada a empreitada de construção do sistema de saneamento de Alvarinhos, Areias, Barreira, São Miguel e Funchal - Subsistema de São Miguel e Funchal pelos SMAS-SINTRA que se encontra em fase de adjudicação, no valor de 1 milhão e 240 mil euros.

Pretende-se com a presente empreitada a construção de rede de drenagem de águas residuais domésticas; rede de drenagem de águas pluviais; remodelação da rede de abastecimento de água; substituir todos os ramais domiciliários existentes e construir a estação hidropressora em Barreira, para regularizar a pressão na rede de abastecimento do Funchal.

A extensão da rede de abastecimento de água a instalar será 2,1 km, 123 ramais executados e a população abrangida de 250 habitantes. A extensão da rede de drenagem de águas residuais domésticas será de 3,2 km e a rede de drenagem de águas residuais pluviais de 1,4 km.

Basílio Horta salientou que "nesta freguesia temos investido muito no saneamento básico. Estas intervenções são importantes porque devido à inadequação das redes existentes, o elevado número de roturas é um incómodo para a população na qualidade do serviço prestado", concluiu.

Foram também apresentadas empreitadas a lançar que são a construção do subsistema de Alvarinhos e Areias, construção do sistema de Cabrela, Casais de Cabrela, Silva e Faião, no valor de 3 milhões e779 mil euros.

As empreitadas a lançar em anos futuros numa 1ª fase são a construção da rede de águas residuais domésticas de Assafora, construção da ETAR e EEARD de Cabrela, remodelação da rede de distribuição entre o reservatório da Amoreira e a Assafora, execução da rede de águas residuais domésticas e remodelação da rede de água na Aldeia Galega e Odrinhas, construção de ETAR de Alvarinhos e Areias, remodelação dos reservatórios da Terrugem e da Amoreira no valor de 4 milhões e 782 mil euros.

Os investimentos para anos futuros (2ª fase) são rede de águas residuais domésticas, rede de água e estação elevatória em Alfaquiques, Ribeiro de Rio de Cões, Codiceira e Sacário; redes de esgotos e remodelação das redes de água em Catribana, Fachada e Chilreira e remodelação da rede de abastecimento de água e construção de rede de águas residuais em Seixal, Arneiro da Arreganha, Moucheira e Pêro Leite, com um valor de 7 milhões e 612 mil euros.

As obras já concluídas naquela freguesia foram a ETAR de Almorquim, Emissário do Magoito (Ramo Magoito), a ampliação da ETAR de Vila Verde e a remodelação da ETAR do Magoito, num total de 2 milhões e 523 mil euros.

Em curso encontra-se a remodelação da rede de águas de Godigana e Carne Assada, a construção da ETAR de Godigana e a remodelação da rede de águas Cabrela e Godigana no valor de 2 milhões e 257 mil euros.

Assim, na União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem foi apresentado o plano de investimentos que totaliza 22 milhões e 195 mil euros.