Conselho Estratégico Empresarial de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra criou o Conselho Estratégico Empresarial, em 2014, com o objetivo prioritário de analisar a situação económica e social do concelho na perspetiva das empresas e trabalhadores propondo às entidades decisórias as medidas que se mostrem adequadas à resolução das questões identificadas.

A autarquia pretende preparar os instrumentos que permitam ao município desenvolver políticas e medidas que revitalizem a economia do concelho fixando as empresas que aqui trabalham e atraindo novos investimentos, criando um ambiente propício à realização de negócios e à manutenção da paz social.

O Conselho Estratégico Empresarial funciona como um interlocutor privilegiado entre empresários e investidores de dimensão nacional e local estando focado em melhorar as condições e oportunidades de negócio e investimento em Sintra que dinamizem a economia e promovam o emprego. O Conselho Estratégico Empresarial integra empresários, associações empresariais e entidades sindicais.

O Conselho Estratégico Empresarial realizou a primeira reunião em fevereiro de 2014, presidido então pelo empresário João Talone.

Em 2015, foi atribuído ao Conselho Estratégico, na dupla vertente Empresarial e Ambiental, o Prémio Município do Ano - Área Metropolitana de Lisboa. O prémio, instituído pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, visa reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses em projetos com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade e que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade.

Em 2017 recebeu o selo “Boas Práticas Cidade Urbact”, atribuído à autarquia no âmbito do programa europeu URBACT de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, com o projeto municipal Conselho Estratégico - Instrumento de Melhor Governo Municipal.

De acordo com o URBACT (Driving Change for Better Cities) da União Europeia, uma boa prática é "uma experiência de sucesso que foi testada e validada e merece ser partilhada para que um maior número de cidades a possa adotar”.

Em 2022, António Pires de Lima foi designado para presidir ao Conselho Estratégico Empresarial de Sintra para o quadriénio 2021-2025.