Restauro do Monumento ao Trabalhador Rural | S. João das Lampas

A Câmara Municipal de Sintra inicia, no próximo dia 2 outubro, a intervenção de conservação e restauro do Monumento ao Trabalhador Rural, na União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

A intervenção levada a cabo pela autarquia, visa a reposição da figura masculina que havia tombado e devolver ao conjunto escultórico a sua riqueza estética. Os trabalhos serão acompanhados pela equipa de conservação e restauro da Câmara Municipal de Sintra.

Este conjunto escultórico neorrealista, em bronze, da autoria do mestre Pedro Anjos Teixeira, foi fundido nos anos 80 do século passado, a partir duma maquete datada de 1957. A obra ilustra a dureza do trabalho do campo e a vida difícil dos trabalhadores rurais, integrando sete figuras (seis masculinas, que cavam a terra e uma feminina, que transporta um cântaro).