Trânsito condicionado no centro histórico da vila de Sintra

vila-sintra

O acesso à vila Histórica de Sintra vai passar a ser condicionado ao tráfego rodoviário a partir de 26 de março (às 22h00).

A autarquia inicia nesse dia a aplicação da nova estratégia de mobilidade para o centro histórico da vila de Sintra classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A primeira fase desta estratégia vai condicionar o acesso rodoviário à vila histórica de Sintra. O condicionamento do acesso rodoviário vai permitir assegurar a acessibilidade dos veículos de emergência ao centro histórico e ao Parque Natural Sintra-Cascais. A medida vai aumentar a segurança rodoviária e garantir a melhoria das condições de mobilidade pedonal, compatibilizando as condições de todos que visitam Sintra com as rotinas de quem vive e trabalha na zona.

Nesta primeira fase, com início a 26 de março (22h), serão apenas alterados alguns sentidos de circulação e limitado o acesso a alguns arruamentos. As alterações vão também permitir aumentar a atratividade dos parques de estacionamento dissuasores, conforme planta em anexo.

AT WebBanner

As alterações, que têm início a 26 de março, incluem as seguintes medidas:

1 - Limitar acesso ao centro histórico da vila de Sintra apenas a veículos autorizados de residentes, atividades económicas, recolha de resíduos sólidos urbanos, bombeiros, INEM, GNR, etc);

2 - Alterações de sentidos de trânsito, nomeadamente na Volta do Duche e Estrada de Monserrate.

A reformulação da circulação e acesso à vila histórica de Sintra visa atingir os seguintes objetivos:

1 - Promover a utilização dos parques de estacionamento dissuasores de forma a assegurar uma diminuição do fluxo de veículos para o centro histórico;

2 - Promover meios de mobilidade sustentável de proximidade, como por exemplo bicicletas eléctricas;

3 - Melhorar e aumentar os passeios e caminhos destinados a peões, de modo a facilitar a circulação e acessos pedonais, nomeadamente para pessoas com mobilidade reduzida

Assim, ao longo de 2018 e no âmbito da estratégia de mobilidade, a Câmara Municipal de Sintra continuará a desenvolver os meios de mobilidade sustentáveis que possibilitem uma ligação eficaz dos parques de estacionamento ao centro histórico e às principais atrações turísticas. Será também concretizado um aumento da rede de transportes públicos, nomeadamente das redes que realizam rotas turísticas.

Os moradores no Centro Histórico da Vila de Sintra devem solicitar, junto da EMES – Empresa Municipal de Estacionamento de Sintra, o respectivo dístico de estacionamento.

Os trabalhadores no Centro Histórico da Vila devem solicitar junto das entidades empregadoras um comprovativo da sua situação profissional a fim de poderem requerer o passe social para as carreiras de ligação aos parques dissuasores localizados na Portela de Sintra. Estes trabalhadores poderão estacionar sem encargos nesses mesmos parques, devendo para isso, indicar à autarquia a matrícula do respectivo automóvel.

Clique AQUI para ver o mapa com os novos sentidos

Clique AQUI para ver o folheto

Mais informação:

Telefone: 21 924 71 71 – Divisão de Trânsito da Câmara Municipal de Sintra