Vencedores do concurso de ideias do Eixo Verde e Azul recebem prémios no Palácio Nacional de Queluz

web CMS 9045

A entrega dos prémios dos concursos de ideias para a requalificação do Eixo Verde e Azul, promovidos pela Câmara Municipal de Sintra e a Parques de Sintra realizou-se, esta terça-feira, no Palácio Nacional de Queluz.

Os prémios resultam de dois concursos públicos para a criação de uma ponte verde sobre o IC19 e a requalificação do Terreiro do Palácio Nacional de Queluz, representando um investimento de cerca de 8,3 milhões de euros (acrescidos de 532 000 euros dos projetos de execução de cada intervenção).

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, considera “o Eixo Verde e Azul estruturante para Sintra e para o país” e que representa “uma melhoria na qualidade de vida das pessoas que no futuro poderão usufruir deste espaço público com qualidade”, referiu ainda na entrega dos prémios.

O presidente da PSML, Manuel Baptista, referiu que os projetos vencedores “constituem desafios inovadores que valorizarão o Palácio Nacional de Queluz e a vivência no espaço público envolvente”.

A proposta vencedora do concurso de ideias para criar uma "ponte verde" sobre o IC19 (Lisboa-Sintra) é da responsabilidade da Biodesign/Tetraplano (coordenada por Jorge Manuel Frazão Cancela), que de acordo com o relatório do júri presidido pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal, “valoriza a integração paisagística, nomeadamente, pela boa integração proporcionada pela barreira acústica em talude com revestimento vegetal, junto ao IC19, e pela ponte verde de ligação entre os jardins do palácio [de Queluz] e a Matinha".

A Ponte Verde de Queluz consiste numa ligação pedonal e ciclável sobre o IC19, com espaços verdes nas zonas naturais junto aos jardins do Palácio Nacional de Queluz e ligação ao Terreiro do Palácio, à Quinta Nova e ao Parque Urbano Felício Loureiro.

Neste concurso foram apresentadas oito propostas. O segundo lugar foi atribuído a Fora-Fagulha, Oliveira e Rosa, Arquitetura e Urbanismo. Em terceiro ficou a Orla-Estudos e Projetos de Arquitetura Paisagista.

No concurso para a requalificação do terreiro do Palácio de Nacional de Queluz foi escolhido o projeto de Sara Maduro para primeiro prémio.

Este projeto tem por objetivo a reabilitação do Terreiro do Palácio Nacional e devido enquadramento da Pousada D. Maria I, assim como a criação de espaço público com qualidade junto ao Palácio, promovendo a área urbana envolvente e o desenvolvimento local e considerando uma diminuição do impacto negativo do trânsito.

Das 11 propostas apresentadas foi atribuído o segundo lugar ao projeto de Luís Ferreira Neto e o terceiro prémio a Adalberto Araújo da Silva Gonçalves Dias.

A 14 de julho de 2016 foi assinado um protocolo entre as câmaras da Amadora, Oeiras e Sintra e a PSML, que estabelece uma estratégia integrada de intervenção para a regeneração do Palácio Nacional de Queluz e área envolvente, incluindo a criação de um corredor ecológico ao longo do rio Jamor e um percurso pedonal e clicável de 15 quilómetros a unir os três municípios, com o objetivo de gerar desenvolvimento na região.

ideias_eixoverdeazulideias_eixoverdeazulideias_eixoverdeazulideias_eixoverdeazulideias_eixoverdeazulideias_eixoverdeazul