Visitas gratuitas aos museus de Sintra em destaque este fim de semana

Jornadas Europeias do Património, Festival de Sintra, exposições, caminhada e festejos em honra de São Miguel são algumas das sugestões para visitar Sintra este fim de semana.

Sintra participa nas Jornadas Europeias do Património 2018 – “Partilhar Memórias”, que se realizam de 28 a 30 de setembro, com visitas guiadas e gratuitas aos mais importantes museus de Sintra.

MU.SA- Museu das Artes de Sintra, Museu Anjos Teixeira, Museu Ferreira de Castro, Casa Museu Leal da Câmara, Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, Museu de História Natural de Sintra são os espaços que podem ser visitados gratuitamente, mas que requerem inscrição prévia.

O pianista Adriano Jordão tem nesta edição do "Festival Internacional de Sintra" Carta Branca para programar dois concertos, no dia 29 de setembro, como homenagem ao trabalho desenvolvido pela sua direção artística das últimas edições do Festival.

Adriano Jordão e a Orquestra Clássica do Centro vão estar sob o comando do Maestro José Eduardo Gomes, no dia 29 de setembro às 18h00, no Palácio Nacional de Queluz.

Às 21h30, no Centro Cultural Olga Cadaval, “Musicais da Broadway” vão ser interpretados por Sofia Escobar (soprano), Nelson Ebo (tenor), Orquestra Clássica do Centro e Maestro José Eduardo Gomes.

A Casa-Museu de Leal da Câmara, em Rio de Mouro, tem patente até ao final do ano a exposição temporária “Os Saloios e as suas Gentes” que pretende mostrar parte de uma significativa coleção já inventariada e tratada museologicamente na Casa-Museu de Leal da Câmara.

A Unidade Pastoral de Sintra, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, realiza nos dias 28, 29 e 30 de setembro, a festa em honra de São Miguel, o padroeiro da Paróquia de Santa Maria e São Miguel. As festividades decorrem no espaço envolvente à Igreja de S. Miguel, em Sintra e, além dos concertos, será possível encontrar restaurantes e alguns jogos tradicionais.

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas organiza um roteiro patrimonial gratuito, para comemorar os 500 anos do nascimento de Francisco de Holanda, no dia 29 de setembro, a partir das 10h00.

A Câmara Municipal de Sintra, em parceria com o Centro de Cultural e Deporto Sintrense, associa-se às comemorações do Dia Mundial do Coração através da organização de uma caminhada, no dia 29 de setembro, às 10h00, no Terreiro Rainha D. Amélia.

O prestigiado pianista russo Boris Berezovsky atua no Palácio Nacional de Queluz para um recital integralmente preenchido com obras de compatriotas seus, no dia 30 de setembro, às 21h00. Integrado no 53º Festival de Música de Sintra, o programa inclui obras de Balakirev, Lyadov, Rachmaninov, Scriabin, e Stravinsky.

A exposição “A Paisagem - Imagem de Sintra” que pretende dar a conhecer a forma como a paisagem se constituiu como parte discreta da moldura que enquadra a forma de ver Sintra, patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, foi prolongada até dia 4 de novembro.