Sintra aprova plano de poda de árvores 2019/2020 para o concelho

A Câmara Municipal de Sintra estabelece anualmente um plano de poda de árvores para o concelho de Sintra, o qual se encontra organizado por freguesias.

Para cada uma das 11 freguesias do concelho são definidas as intervenções de podas previsíveis efetuar em variadas localidades.

O referido plano inclui todos os locais de intervenção iniciados em setembro de 2019 e previstos concretizar até abril 2020, sendo que as operações programadas têm maior incidência no período de novembro a março.

Dependendo de novas avaliações e necessários ajustes de prioridades que poderão surgir durante esta época de podas, estão previstas realizar intervenções de poda em cerca de 2040 exemplares arbóreos.

De acordo com o Regulamento de Gestão do Arvoredo do Município de Sintra, existem diferentes definições técnicas de podas de árvores nomeadamente:

- ” Poda de formação”: efetua-se em árvores jovens recentemente plantadas e visa a melhoria da sua forma e estrutura, para se obter uma árvore adulta com um bom porte e com o tronco despido de ramos até uma altura de 3,5 a 4 metros, para árvores de arruamento.

- ” Poda de manutenção de árvores adultas”: consiste num conjunto de operações que contribuem para manter a vitalidade das árvores, sendo fundamentalmente de caráter preventivo.

-“Poda de coabitação”: enquadra-se dentro da definição de “operações de limpeza no âmbito da poda” a qual que consiste na eliminação dos ramos secos, partidos e esgaçados, com problemas fito-sanitários, mal conformados ou inseridos, designadamente que formem ângulos de inserção não característicos da sua espécie ou que estejam a impedir o desenvolvimento de outros bem como de ramos que estejam a prejudicar o trânsito, a iluminação pública e as habitações, sem prejuízo da eliminação de rebentos do tronco e de ramos ladrões, os quais devem ser extraídos no ponto de inserção.

- ”Operação de levantamento de copa”: poderá ser enquadrada dentro de cada uma das definições já mencionadas.

Programação de podas, por freguesia, relativa a 2019/2020.

União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra
Localidade Local Espécie Nº. de árvores Tipo de Poda