Museu Fora de Si apresenta “A Vida Imóvel” na Quinta da Ribafria

A Câmara Municipal de Sintra inaugurou, esta sexta-feira, a segunda exposição do projeto O Museu Fora de Si. Com curadoria de Victor dos Reis, “A Vida Imóvel” estará em exibição até 14 de janeiro de 2024, na Quinta da Ribafria, em Sintra, com entrada gratuita.

Esta exposição é a segunda exposição do projeto O Museu Fora de Si, antecedida de "O Bestiário que aconteceu na Quinta Nova da Assunção em Belas, concelho de Sintra. "O Museu Fora de Si" pretende dar a conhecer obras da Coleção Municipal de Arte e das restantes coleções artísticas e científicas do Município de Sintra, em diferentes locais do concelho e em espaços inusitados num conceito inovador e focado numa política de descentralização.

Nesta segunda exposição estão reunidas obras e peças que representam ou se constituem funcionalmente como objetos do quotidiano, entendidos quer como artefactos fabricados quer como peças recolhidas no meio natural – em ambos os casos em resultado de uma intenção cultural. De um modo aberto, estimulante e contemporâneo, a exposição procura evocar uma das grandes categorias da arte ocidental – a natureza-morta – e contribuir para novas leituras e interpretações deste género.

A natureza-morta adquiriu os seus contornos modernos ao longo dos séculos XVI e XVII, difundindo-se por toda a Europa a partir dos Países Baixos. Matéria de discussão e de avaliação, em conflito estético com alguns dos valores classicistas estabelecidos no Renascimento, a natureza-morta obterá a sua aceitação como uma das categorias da criação artística, particularmente no campo da pintura, embora a de menor importância na hierarquia dos géneros estabelecida pela teoria e a prática académica – sendo as suas peças, em geral, as de menor valor no mercado artístico europeu. Apesar desta origem moderna, as suas raízes recuam à Antiguidade, sendo conhecidas obras pintadas ou realizadas em mosaico, tanto gregas como romanas, que se podem inscrever neste conceito.

A exposição é composta por 82 obras às quais se somam quatro obras que serão colocadas em escolas do concelho, concretamente na Escola Básica Integrada /JI D. Carlos I, Escola EB2/3 D. Fernando I, Escola Secundária Santa Maria, e na Biblioteca Municipal de Sintra – Casa Mantero.

De destacar que a esta exposição se adiciona duas obras convidadas: a obra de Fábio Colaço (Untitled, Prozac, 2023, Coleção do autor), réplica em metal dourado de um comprimido Prozac; e uma obra de Pedro Cabrita Reis (#Assemblage, 2003, Coleção do autor).

Conheça a exposição AQUI.