Museus Municipais de Sintra apresentam propostas para o mês de julho

A Câmara Municipal de Sintra promove nos Museus Municipais uma vasta programação dedicada aos mais jovens e famílias durante todo o mês de julho.

Exposições, concerto, visitas temáticas e guiadas, conferências, conversas literárias e oficinas educativas são algumas das atividades em destaque promovidas pela autarquia de Sintra.

Em destaque está mais um concerto gratuito de “Noites de Orfeu”, no dia 15 de julho, que constitui uma oportunidade única para apreciar concertos em espaços emblemáticos do MASMO e que proporcionam a todos um serão musical com uma sonoridade especial.

A Câmara Municipal de Sintra relembra que todos os visitantes podem aceder gratuitamente aos museus municipais, durante todo o ano. Excetuam-se neste caso algumas atividades calendarizadas. A participação nas atividades é gratuita, com exceção das atividades assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.

CMLC - Casa-Museu de Leal da Câmara | 21 923 88 41

MAT - Museu Anjos Teixeira | 21 923 88 27

MFC - Museu Ferreira de Castro | 21 923 88 28

MHNS - Museu de História Natural de Sintra | 21 923 85 63

MU.SA - Museu das Artes de Sintra | 21 923 61 06

MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas | 21 923 86 08

CMLC - Casa-Museu de Leal da Câmara

Exposição “Leal da Câmara Professor – Trabalhos de Alunos (Trajes)”

Até 31 de dezembro

Da faceta de professor de Leal da Câmara incluem-se várias conceções estilísticas de trajes epocais, sobretudo femininos, para além de rendas, blusas, chapéus e vestidos, que ainda integram os fundos museais da Casa-Museu e que se mostram ao público nesta exposição.

Destinatários: Público em geral.

O Museu é meu

15 de julho | 15h30

Visita orientada temática: Leal da Câmara e o Design de Mobiliário

Destinatários: Público em geral. | Acesso gratuito, mediante marcação.

MFC - Museu Ferreira de Castro

Clube de Leitura – Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde, de Mário de Carvalho

7 de julho | 18h00

MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

Visita Guiada à exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano!”

8 de julho | 15h00

As peças expostas resultam dos trabalhos que decorrem no Sítio do Alto da Vigia, que a equipa de arqueologia da Câmara Municipal de Sintra tem vindo a realizar desde 2008. Desta exposição destacam-se os altares consagrados ao Sol e ao Oceano, bem como significativos elementos arquitetónicos, que facilmente nos transportam para a grandiosidade deste Santuário - único no âmbito do Império Romano.

Destinatários: Público em geral. | Acesso gratuito, mediante inscrição.

Conferências sobre os mais recentes trabalhos arqueológicos efetuados em Faião

15 de julho | 16h00

Conferência “Resultados preliminares da escavação arqueológica na Rua de S. João (Faião)”, por Nelson Borges e Alexandra Valente e conferência "A ocupação Alto Medieval de Faião (séculos VIII a X): resultados preliminares", da autoria de Tiago Pereira, José Pedro Henriques e Vanessa Filipe, que se centrarão nos resultados das recentes intervenções arqueológicas preventivas efetuadas nesta povoação. Esta iniciativa enquadra-se na estratégia de divulgação do património arqueológico do concelho, através do ciclo temático “Sintra Arqueológica”.

Destinatários: Público em geral. | Acesso gratuito, mediante inscrição.

Noites de Orfeu

15 de julho | 21h30

Concerto pelo Quarteto de Cordas do Conservatório de Música de Sintra.

Destinatários: Público em geral.  | Acesso gratuito, mediante marcação.

Dias abertos na Escavação Arqueológica do Alto da Vigia

28 de julho, sexta-feira | das 11h00 às 12h00

Remontam a inícios do século XVI as notícias mais antigas sobre a existência de um santuário romano implantado junto à foz do Rio de Colares.

Limite máximo de 10 pessoas

Destinatários: Público em geral

Famílias no Museu | Oficina Educativa “Um voto ao sol eterno”

29 de julho | 10h30

Após a exploração de alguns dos monumentos expostos no Museu, com inscrições latinas de índole funerária e religiosa, os participantes são convidados a fazer uma viagem às regras da escrita da Antiguidade Clássica.

À maneira romana, utilizando como material de base o gesso e com o auxílio de um estilete, os intervenientes vão fazer a sua própria inscrição em Latim, um voto ao deus Sol com um pedido de saúde para si e para a sua família, respeitando o modo como então se desenhavam as letras.

Destinatários: Público dos 10 aos 16 anos. | Acesso: 4,00 €, mediante marcação.

MU.SA - Museu das Artes de Sintra

Exposição de Henrique Vieira Ribeiro