Câmara de Sintra integra consórcio de combate ao VIH, Hepatites Virais e Tuberculose

O Palácio Nacional de Queluz recebeu a assinatura do consórcio celebrado entre a Câmara Municipal de Sintra e respetivos parceiros, esta terça-feira, para a implementação conjunta da “Fast Track Cities - Sintra”.

A assinatura deste documento formaliza a colaboração entre as partes integrantes e o Município de Sintra para o desenvolvimento das diversas ações inseridas no I Plano Estratégico 2023-2025 – “Sintra na Via rápida para acabar com o VIH, Hepatites Virais e Tuberculose”, apresentando no evento.

O Consórcio é constituído pelo Município de Sintra e a Direção Geral de Saúde, Hospital Professor Fernando Fonseca, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Escola Nacional de Saúde Pública, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Associação Nacional de Farmácias, Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e da Saúde, Associação Humanitária de Saúde e Apoio Social, AbbVie, Gilead Sciences Portugal, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Equipa de Tratamentos de Agualva, CLAS,  e ViiV Healthcare.

A criação deste Consórcio tem como finalidade, entre outras, acabar com a epidemia de VIH/SIDA e Hepatites Virais como problema de saúde pública no Concelho de Sintra e atingir as metas 95-95-95 até 2030, levando à construção de um município equitativo, inclusivo, ágil, resiliente e sustentável.

Neste sentido, os objetivos mais específicos passam por distribuir material de prevenção do VIH e Hepatites Virais, em locais acessíveis, colaborar na divulgação e introdução da profilaxia pré-exposição (PrEP) na comunidade de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, melhorar as condições de acesso à profilaxia pós-exposição, garantir o acesso a consultas de saúde sexual e reprodutiva nas populações-chave, colaborar na implementação da estratégia Test and Trea, e remover as barreiras ao diagnóstico e tratamento.

O I Plano Estratégico 2023-2025 – “Sintra na Via Rápida para a Eliminação do VIH, Hepatites Virais e Tuberculose”, aprovado em reunião de executivo no passado mês de setembro, resulta do compromisso assumido pela autarquia na altura da assinatura da Declaração de Paris em 2018, alinhada com os objetivos e metas propostos pela ONU/SIDA.

A assinatura da Declaração de Paris, em 2018, marcou a integração do Município de Sintra no grupo de autarquias que aderiram à via rápida para eliminar o VIH, através do projeto internacional Fast Track Cities. Trata-se de uma parceria estratégica na luta contra o VIH/SIDA, através da qual as cidades aderentes se comprometem a desenvolver e a implementar medidas destinadas a quebrar o ciclo de transmissões e erradicar esta epidemia, até 2030.