COVID-19 | Câmara de Sintra apoia freguesias com 165 mil euros

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a celebração de protocolos de com as 11 Freguesias do concelho, no valor total de 165 mil euros, no âmbito da pandemia de Covid-19.

Os protocolos visam apoiar financeiramente as Freguesias de Sintra nos encargos suportados na aquisição de bens alimentares, destinados às famílias carenciadas, e na aquisição de equipamentos de proteção individual.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, referiu que “tudo temos feito e continuamos a fazer para combater e aliviar os efeitos nefastos desta pandemia”.

“O apoio que será celebrado simboliza, uma vez mais, a nossa atenção e solidariedade para com as nossas Freguesias que têm sido um importante parceiro no combate à prevenção deste surto, e que, durante este período, sofreram um forte impacto financeiro”, concluiu o autarca.

Em junho de 2020, a Câmara Municipal de Sintra atribuiu um apoio extraordinário às Freguesias no valor de 275 mil euros, para apoiar parte dos encargos suportados com a adoção de medidas de mitigação do surto de Covid-19 e os seus efeitos sociais.

Porém, com o prolongamento e agravamento da crise sanitária, houve um aumento das situações de emergência social e, consequente, o crescimento de famílias carenciadas.

Desta forma, as 11 Freguesias de Sintra necessitaram de ampliar as suas respostas sociais, designadamente no plano alimentar, entrega de bens e medicamentos e no apoio psicossocial às populações, resultando no aumento das suas despesas correntes, que as verbas destes protolocos pretendem colmatar.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Sintra criou um Plano de Contingência para a infeção de Covi-19 que tem por objetivo acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus, antecipando e atuando com medidas preventivas, garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como apoiar as populações.