Apresentação dos eixos estratégicos para o Plano Diretor Municipal

pdm

Os resultados dos estudos desenvolvidos no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal que apresentam os novos eixos estratégicos foram apresentados publicamente na passada quinta-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, este novo PDM revisto “deve defender o conceito de direito ao território e não o direito à construção” e salienta que “este PDM define uma estratégia de desenvolvimento territorial que tem no centro das suas opções o munícipe, na diversidade das suas necessidades e dos seus interesses.”

Para Basílio Horta é fundamental “corrigir os erros do passado, ainda suscetíveis de correção, não insistindo em soluções que se mostraram prejudiciais à qualidade de vida das pessoas e das famílias”.

Os estudos apresentaram os eixos estratégicos do PDM que incindem na preservação do património, valorização dos recursos existentes, otimizar o solo urbano e consequente qualidade de vida e apoiar uma economia dinâmica, inovadora e competitiva.

Foram apresentados as principais potencialidades do concelho como a orla costeira, o património natural, a rede de transportes e a multiculturalidade étnica, e também foram apresentados os elementos a melhorar no concelho, serviços de saúde, segurança, emprego, acessibilidade e estacionamento, e espaços verdes.

“A revisão do PDM de Sintra, documento estruturante da economia e ordenamento do território municipal, deve ser um processo de negociação, debate, transparência e participação que permita a todos, agentes económicos, sociais e culturais, contribuir para a visão do desenvolvimento que queremos durante as próximas décadas” afirma Basílio Horta.

Os estudos essenciais à revisão do PDM de Sintra incluíram um relatório de diagnóstico, um relatório de fatores críticos (no âmbito da Avaliação Ambiental Estratégica - AAE), e o Modelo de Desenvolvimento Territorial.

Consulte aqui o Modelo de Desenvolvimento Territorial