Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril marcam este fim de semana em Sintra

O fim de semana em Sintra será assinalado com as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, que se estendem até ao final do ano e que trazem ao concelho diversos eventos gratuitos.

Inseridas nas comemorações dos 50 anos de liberdade, serão inauguradas duas exposições no MU.SA - Museu das Artes de Sintra, esta sexta-feira, pelas 17h30. “Carlos Granja – Um fotógrafo sintrense no 25 de abril” e “O cartaz gráfico e o 25 de abril”, ambas com entrada livre, estarão patentes até dia 9 de junho, juntamente com a instalação de Paulo Canilhas “Fragmentos e Conexões Inesperadas”, que também poderá conhecer neste equipamento cultural.

Às 21h00, o Centro Cultural Olga Cadaval é palco para o concerto “Homenagear o Património Musical de Abril”, em que o repertório de músicas que marcaram o 25 de Abril de 1974 será interpretado em formato instrumental, dando lugar à guitarra portuguesa de Ricardo Gama e à guitarra clássica de João Correia. Destaque também para o concerto da Orquestra Municipal de Sintra, no dia 25 de abril, pelas 16h00, dedicado a Zeca Afonso e ao seu cancioneiro.

A entrada para estes espetáculos é gratuita, mediante reserva através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e sujeita à disponibilidade do local.

No sábado, o dia começa com uma caminhada inserida no programa “Rotas a Caminhar”, às 9h00. Com partida no Cabo da Roca, o percurso segue pelo litoral com passagens pela Ulgueira, Praia da Adraga, Praia Grande do Rodízio e Almoçageme. A participação é gratuita, mas limitada ao número de vagas existentes, sendo necessário efetuar a inscrição prévia AQUI.

Mais tarde, pelas 17h00, a Adega Regional de Colares recebe a primeira sessão do projeto de leituras encenadas Sintrália, dinamizado por Paulo Campos dos Reis, e que terá como destaque o escritor Francisco Costa.

O dia termina com uma homenagem à primavera, com o primeiro concerto de Noites de Orfeu, interpretado por solistas do Sintra Estúdio Ópera, a acontecer no MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, às 21h30. Neste espetáculo, será interpretada a obra de Joseph Haydn, "O Relógio", numa analogia à com a exposição fotográfica sobre relógios de sol que se encontra patente no museu. O concerto é gratuito, no entanto carece de inscrição prévia através do contacto telefónico 21 923 86 08 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

No domingo, dia 21 de abril, a autarquia de Sintra assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com duas visitas guiadas à Ponte e Calçada Romanas da Catribana, pelas 10h30, e à Capela de Nossa Senhora das Mercês, às 15h30. Ainda inserido nas comemorações deste dia, a Capela das Mercês acolhe um concerto pelo Duo de Violoncelos do Conservatório de Música de Sintra, pelas 17h00.

Vozes que libertam” é o tema do Concerto para Bebés que acontece também no domingo, no Centro Cultural Olga Cadaval, com sessão dupla às 10h00 e 11h30.

Na quinta-feira, dia 25 de abril, aproveite para visitar o Mercado Brocante, no Jardim da Correnteza, na Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, na Vila de Sintra. Antiguidades, livros, bijutarias, discos, roupas e artesanato são alguns dos objetos que pode encontrar neste evento.

Poderá ainda assistir à peça de teatro “ERRO 403”, dinamizada pelo Chão de Oliva, que estará em cena de quinta-feira a sábado, às 21h30 e aos domingos com sessões às 16h00, até 28 de abril, na Casa de Teatro de Sintra.

Na sua visita a Sintra, descubra ainda os Museus Municipais. Além do MU.SA - Museu as Artes de Sintra, explore o MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, o Museu de História Natural de Sintra, o espólio da Casa-Museu Leal da Câmara, o ambiente do Museu Ferreira de Castro e conheça o Museu Anjos Teixeira, todos eles de portas abertas para o receber.