Sintra celebra 50 anos de liberdade com inauguração de duas exposições

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, inaugurou duas exposições no MU.SA - Museu das Artes de Sintra, esta sexta-feira, inseridas nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

“Carlos Granja, um fotógrafo sintrense no 25 de Abril” e “O cartaz gráfico e o 25 de Abril” são as exposições que podem ser visitadas gratuitamente até dia 9 de junho.

Durante o evento, Basílio Horta destacou a riqueza histórica dos arquivos expostos, referindo que “cada obra ressalta a importância da liberdade, da democracia e do valor inestimável da arte como veículo de expressão e transformação social”. “Estas exposições manifestam o nosso compromisso em honrar e celebrar os 50 anos do 25 de Abril e oferecem uma oportunidade valiosa para a reflexão e aprendizagem para as gerações futura”, mencionou o autarca.

A mostra fotográfica “Carlos Granja, um fotógrafo sintrense no 25 de Abril” apresenta fotografias da revolução em Sintra e imagens do primeiro 1.º de Maio em liberdade (1974). Esta exposição irá integrar o conjunto de exposições da Área Metropolitana de Lisboa (AML) no âmbito do tema “Os artistas visuais e o 25 de Abril”.

Já “O cartaz gráfico e o 25 de Abril” inclui uma coleção de cartazes temáticos relacionados com a revolução, nomeadamente, das décadas de 70, 80 e 90 da Presidência da República, Ministérios, autarquias e da campanha realizada pelo MFA entre 1974 e 1975.

Estas exposições fazem parte do programa cultural organizado pela autarquia de Sintra para celebrar os 50 anos de liberdade, e que se estende até ao final do ano. O programa incluí ainda uma diversidade de eventos como conferências, teatro, atividades para os mais jovens e concertos descentralizados.

O MU.SA tem ainda patente a instalação de Paulo Canilhas “Fragmentos e Conexões”, também em exibição até 9 de junho e com entrada. O artista refere-se a si próprio como não sendo um pintor, nem escultor, muito menos um fotógrafo ou realizador, mas sim um pouco de todos.

Consulte AQUI o programa da autarquia dedicado aos 50 anos dos 25 de Abril de 1974.

Saiba mais sobre o MU.SA - Museu das Artes de Sintra AQUI.