Museus de Sintra com novas atividades em maio

Ao longo do mês de maio, os museus da Câmara Municipal de Sintra oferecem um programa diversificado e com muitas atividades gratuitas em que todos podem participar.

Em maio, pode conhecer as diversas exposições patentes no MU.SA - Museu das Artes de Sintra. Já no MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas pode participar nas visitas guiadas ou assistir ao espetáculo de marionetas de papel.

A Câmara de Sintra relembra que todos os visitantes podem aceder gratuitamente aos museus municipais e equipamentos culturais durante todo o ano.  

A participação nas atividades é gratuita, com exceção das atividades assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.

Conheça os Museus de Sintra AQUI.

 

PROGRAMA

MU.SA – Museu das Artes de Sintra

ATÉ 9.JUN | Exposição Fragmentos e Conexões Inesperadas, de Paulo Canilhas
“A identidade pessoal tem sido uma fonte constante de inspiração da minha, se assim lhe pudermos chamar, poética criativa. Somos como uma pintura abstrata, criada de emoções, experiências, sonhos e desilusões, de erros inesperados. Somos um conjunto de fragmentos, aglomerados por conexões inesperadas num encontro do caos com a ordem que nos revela a essência e nos torna particulares.”
Destinatários: Público em geral.

ATÉ 9.JUN | Exposição "Carlos Granja, um fotógrafo sintrense no 25 de Abril"
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Exposição com fotografias do 25 de Abril da autoria do fotógrafo sintrense Carlos Granja e da qual constam também fotos do primeiro 1º de maio em liberdade (em 1974).
Destinatários: Público em geral.

ATÉ 9.JUN | Exposição "O cartaz gráfico e o 25 de abril"
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Com o pós 25 de Abril a ver intensificada a produção de cartazes como forma não só de celebrar a Revolução dos Cravos, mas também como ferramenta de divulgação cultural e/ou artística, a sua edição ultrapassa a esfera dos partidos políticos, envolvendo a sociedade civil, entidades oficiais (como a Presidência da República) ou Câmaras Municipais.
Dedicada a cartazes temáticos do 25 de Abril, doados à autarquia pelo ex-Vereador da Câmara Municipal de Sintra Dr. Lino Paulo, que se encontram à guarda do Arquivo Municipal, a exposição “O cartaz gráfico e o 25 de Abril” versará os seguintes temas: cartazes comemorativos dos anos 80 e 90, Cartazes comemorativos dos anos 70, 80 e 90 da Presidência da República, Ministérios, Câmaras Municipais, etc.
Destinatários: Público em geral.

MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

11.MAI, 15h00 | Visita guiada à exposição Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano!
As peças expostas resultam dos trabalhos que decorrem no Sítio do Alto da Vigia, que a equipa de Arqueologia da Câmara Municipal de Sintra tem vindo a realizar desde 2008 até aos dias de hoje. Desta exposição destacam-se os altares consagrados ao Sol e ao Oceano, bem como significativos elementos arquitetónicos, que facilmente nos transportam para a grandiosidade deste Santuário único – no âmbito do Império Romano -, que se encontra diretamente relacionado com os cultos astrais.
Destinatários: Público em geral.

18.MAI, 16h00 | Espetáculo de marionetas de papel "TITVS… E a conta dos dias"
Trata-se de um espetáculo de marionetas de papel, que dá a conhecer ao público infantil, de forma lúdica e interativa, a vida quotidiana de um menino romano, chamado TITVS, que vive na cidade de Bracara Augusta (atual Braga). É uma excelente oportunidade para consolidar aprendizagens essenciais, dando a conhecer de forma dinâmica e apelativa a época romana, permitindo identificar e valorizar os vestígios materiais abundantes por todo o concelho de Sintra e que se encontram especialmente valorizados no museu, fazendo deste espaço o palco ideal para a apresentação deste espetáculo.
Destinatários: Público em geral, mediante marcação.

ATÉ 21.SET | Exposição fotográfica TEMPVS FVGIT – Relógios de Sol do Concelho de Sintra
A presente exposição assume a expressão latina inscrita num relógio do Concelho de Sintra, como se este pudesse falar: TEMPUS FVGIT, ou seja, “o tempo foge”, comummente traduzido por “o tempo voa”, proclamando assim uma divisa filosófica e pedagógica. Através da visualização de 48 fotografias de relógios de sol do concelho de Sintra, da autoria de Emília Pires, fica-se a conhecer o trabalho exímio dos canteiros da região saloia, artífices de prestígio que dominaram, e ainda dominam, a arte de trabalhar a pedra.
Destinatários: Público em geral.

25.MAI, 15h00 | Famílias no Museu: Oficina Educativa Ao Sol e ao Oceano – As divindades e os seus mitos        
Através de uma visita à exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano”, onde se encontram os principais achados do Sítio Arqueológico do Alto da Vigia – entre eles os altares consagrados ao Sol, à Lua e ao Oceano –, descobrir-se-á um lugar sagrado que remonta ao apogeu do Império. No final decorar-se-á um “ketos”, um ser marinho fantástico, com cabeça de cão e focinho comprido, de corpo serpentiforme e larga cauda de peixe, fiel companheiro do deus Oceano.
Destinatários: Famílias com crianças dos 10 aos 14 anos
Acesso: 4 euros, mediante reserva.

 

Image
Image