Câmara de Sintra recebeu Bandeira da Ética Desportiva

A Câmara Municipal de Sintra foi certificada, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, com a “Bandeira da Ética” devido à promoção dos valores da ética desportiva.

Esta certificação teve por base o “Programa de Apoio à Promoção da Ética no Desporto de Sintra”, aprovado pela autarquia em 2022 com o objetivo de estimular a implementação de medidas de promoção dos valores da ética desportiva junto dos agentes desportivos do concelho.

Já em 2023 Sintra procedeu ao “Juramento pela Ética no Desporto”, em que atletas e encarregados de educação assumiram compromisso de adotarem comportamentos e gestos positivos que promovam os valores no desporto tais como: a verdade, a interajuda, a tolerância e o respeito pelas regras e pelo outro, o fairplay, o saber estar e saber aceitar os resultados.

A autarquia dinamizou ainda diversas de ações de incentivo à adesão das associações/clubes desportivos e outras entidades à Bandeira da Ética, disponibilização de documentação  às associações/clubes desportivos, dirigentes, treinadores, atletas, pais, espetadores, entre outros, criação de suportes físicos e materiais pedagógicos sobre esta matéria para distribuir às entidades desportivas, realização de ações de formação para treinadores e ações de sensibilização para pais e encarregados de educação.

A Bandeira da Ética, implementada e operacionalizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., através do Plano Nacional de Ética no Desporto, consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto, sendo que a obtenção da acreditação depende da aplicação de boas práticas desportivas comprovadas.

O Plano Nacional de Ética no Desporto promove um conjunto de ações estruturadas e planificadas, que visam divulgar e promover a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva, tais como a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade, a cooperação, entre muitos outros.