Museu de História Natural de Sintra comemora 5 Anos

museu-hn nFoi a 1 de agosto de 2009 que abriu na Vila Velha o Museu de História Natural de Sintra, com base numa exposição de longa duração, cuja génese nasceu das mãos do colecionador Miguel Barbosa e de sua mulher, Fernanda Barbosa, os quais, durante cerca de 50 anos, reuniram um acervo único composto por milhares de fósseis de valor cultural e científico incalculável.

Além da Sala de Exposição Permanente, o museu conta com uma Sala de Exposições Temporárias preparada para receber mostras e eventos diversos, Reserva e Laboratório para o tratamento e estudo das peças, Serviço de Documentação, Serviço Educativo, Loja e Cafetaria, sendo de destacar as coleções de Paleontologia, Mineralogia, Malacologia e Petrografia pertença da Câmara Municipal de Sintra.

Destacam-se, de entre os mais de 10.000 fósseis do Museu, uma soberba Colecção de Trilobite e alguns exemplares raros e muito bem conservados de Dinossáurios.

Na Colecção de Malacologia, destaque para os Bivalves e alguns Gastrópodes, de proveniências diversas. Por fim, na Colecção de Petrografia, encontram-se representadas, não só as principais rochas do território nacional, como, igualmente, pela sua raridade e importância, meteoritos, com enfoque para o célebre Meteorito de Nantan (China), cujo impacto com a Terra vem já referenciado em documentos do século XVI.

A estrela do Museu é um réptil Voador o Braseodactylus sp., proveniente da Chapada do Araripe (Ceará, Brasil), já estudado pelo Departamento de Geologia do Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha, considerado a única peça inteira detectada até hoje em todo o mundo.