Sintra reforça prevenção de incêndios na Serra

protocolo bombeiros01

A Câmara Municipal de Sintra celebrou esta terça-feira com corporações de bombeiros do concelho dois protocolos que visam a prevenção de incêndios na serra, bem como a criação de condições básicas de acessibilidade nas praias das Maçãs e da Adraga.

O primeiro protocolo assinado esta terça-feira entre o presidente da Câmara, Basílio Horta, e as corporações de bombeiros de Almoçageme, de Colares, de São Pedro e de Sintra visa a colaboração destas associações humanitárias no funcionamento de um grupo especial de Prevenção e Socorro.

Estas corporações de bombeiros vão assegurar a vigilância da Serra de Sintra, fazendo a prevenção ativa e combate a fogos florestais nesta zona nos meses de julho, agosto e setembro.

O segundo protocolo assinado esta terça-feira é relativo ao projeto “Praia Acessível a Todos”, entre a autarquia e as corporações de bombeiros de Colares e de Almoçageme.

O projeto “Praia Acessível a Todos” visa criar condições básicas de acessibilidade nas praias das Maçãs e da Adraga. Nestas duas praias estarão, até 31 de agosto, monitores a acompanhar utentes com mobilidade reduzida, que serão transportados no areal através de cadeiras anfíbias que permitem circular na areia e flutuar no mar.

No final da iniciativa, Basílio Horta afirmou que “os bombeiros do concelho de Sintra devem ser alvo de uma grande homenagem” devido aos trabalhos de prevenção e de prontidão de resposta a incêndios não só no município mas em todo o país.

“A Câmara de Sintra e os bombeiros têm uma grande responsabilidade na prevenção dos incêndios. Os bombeiros foram as únicas entidades que não sofreram qualquer corte financeiro nos apoios da autarquia. Esta Câmara tem uma estratégia e um caminho: poupar para aplicar onde é preciso”, afirmou o presidente da Câmara.

protocolo bombeiros

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos