icone-yt pb

instagram-1ficones-twitter-fb pbicone-fb pb

proj-cof-ue a1
bot-areas1b

ban-musa2a

Sintra vai criar Centro de Interpretação Literário

fleuri

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta anunciou que a autarquia vai reabilitar a Casa Francisco Costa e simultaneamente o recém-adquirido Mont Fleuri para dedicar esses espaços à cultura, à literatura e às artes.

“Na Casa Francisco Costa, na vila velha, será instalado o Centro de Interpretação Literário de Sintra. Reunirá todos os autores, nacionais e estrangeiros, que escreveram ou tiveram alguma relação com Sintra, desde a antiguidade clássica aos dias de hoje”, afirmou na Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Francisco Costa (1900-1988), poeta, romancista e historiador foi um sintrense amante da sua vila natal. Em Sintra veio colher inspiração para a obra literária que publicou ao longo de seis décadas e a sua casa situada na rua Sacadura Cabral, ao Morais, mesmo em frente da serra verde, foi idealizada pelo arquiteto Raul Lino.

Recentemente adquirida pela autarquia, na propriedade Mont Fleuri serão realizadas conferências de grandes nomes da literatura, da filosofia e da política mundial, bem como outros eventos (colóquios, exposições temporárias, concertos, etc.)

Este imóvel com interesse municipal, é estruturante para a consolidação e valorização do edificado e da malha urbana integrada na classificação de Património Mundial, oportunamente atribuída pela UNESCO.

A proximidade com outros imóveis e espaços municipais, onde se destacam a Quinta da Regaleira e o Parque das Merendas (que fazia parte dos terrenos adjacentes que a câmara assumiu a propriedade em 1933, mas que nunca saiu da posse do município), vai permitir um incremento da intervenção cultural do município, assim como a fruição coletiva de espaços que se desejam públicos e de acesso universal.

Artigos relacionados

  • Festejos anuais em destaque este fim de semana
    Vila-de-Sintra Durante o fim de semana realizam-se por todo o concelho os tradicionais festejos anuais, sugerimos as Festas de S. Mamede, em Janas a partir de domingo, 12 de agosto, com diversas atuações musicais, jogos tradicionais, animação para adultos e crianças, bancas de artesanato, quermesse e área de restauração.

Contactos
____

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657



Estamos em rede:

icone-fb Facebook

icone-tw Twitter

instagram-2Instagram

icone-yt Youtube

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2017