Em cinco anos Sintra plantou mais de 27 mil árvores

A Câmara Municipal de Sintra plantou, entre 2018 e 2023. mais 27 mil árvores de acordo com o relatório do Plano de Arborização apresentado em reunião do executivo.

A autarquia de Sintra tem vindo a apostar na conservação do património arbóreo existente no concelho, procedendo a uma seleção adequada de espécies para contexto urbano, considerando o seu porte em estado adulto e o extenso desenvolvimento do sistema radicular que frequentemente entram em conflito com as edificações, iluminação pública, estradas, sinalética e infraestruturas subterrâneas.

Basílio Horta, presidente da autarquia, refere que “a manutenção e plantação de novas árvores contribui em larga escala para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.”

O Plano de Arborização de Sintra, definido para a totalidade do território, abrange as 11 freguesias do concelho e respeita o potencial estético, ambiental e paisagístico da implantação das diversas espécies arbóreas como elementos da paisagem urbana, promovendo a amenização climática melhora a qualidade do ar, a manutenção da permeabilidade do solo.

Adicionalmente, a autarquia deu a conhecer o  plano anual de podas, onde estão previstas cerca de 2 mil e 600 intervenções em exemplares arbóreos.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos