Como está previsto este plano de trabalho? Quantas fases?

O projeto pretende criar as condições necessárias para a transição entre o sistema escolar e a vida adulta, no âmbito da preparação para o contexto de trabalho, através da concretização de experiências profissionais, garantindo o suporte próximo e individualizado ao jovem e à empresa, construindo experiências bem-sucedidas e com possibilidade de continuidade.

A primeira fase decorreu entre setembro e dezembro, de 2014, através da identificação dos jovens a integrar o projeto, processo que contou com a colaboração ativa dos Agrupamentos de Escoas. Realizaram-se sessões com as famílias e os jovens com vista à aceitação do compromisso de colaboração por parte de ambos.

A segunda fase decorreu entre janeiro e março realizaram-se sessões individuais de conhecimento pessoal e sessões de grupo com os jovens, procurando construir um projeto de vida com cada um,   a partir do desenho do seu futuro.  Foram despistados os interesses e preferências ao nível das trefas a realizar, tendo em vista autodeterminação dos jovens.

Por outro lado iniciaram-se os contactos individualizados com as empresas do concelho, acompanhadas de visitas aos diferentes departamentos, identificando áreas de ocupação e realização de tarefas ajustadas aos perfis dos jovens, de acordo com as tarefas disponíveis na empresa, os requerimentos para a execução das mesmas, e também de acordo com as forças, interesses e preferências dos jovens.

A terceira fase, de abril a julho, corresponde à integração dos jovens nas empresas através da experimentação de tarefas adequadas ao perfil do jovem, permitindo a cada um vivenciar ou observar atividades diversas, facilitando escolhas de acordo com o potencial de desenvolvimento profissional de cada um. Neste momento os técnicos do Sintra Inclui estão já presentes em quatro empresas a apoiar os jovens no exercício das suas funções. Este apoio centra-se no acompanhamento da realização da própria tarefa, na gestão das relações com os colegas de trabalho e na comunicação continuada com os responsáveis na empresa. 

A par da integração dos jovens e sendo um projeto  que centra a sua intervenção tendo em vista o equilíbrio emocional da família, condição para acompanhar o jovem a percorrer este caminho,  estão a ser dinamizadas pela Pais em Rede Sessões de Trabalho com Pais, as quais acompanharão todo o desenvolvimento do Projeto.

De setembro a dezembro continuarão as experiências de trabalho nas empresas. De modo a demonstrar o impacto do projeto serão atribuídos os SELOS “ESCOLA INCLUSIVA DE EXCELÊNCIA” e “EMPRESA INCLUSIVA”, de modo a incentivar e divulgar as boas práticas.