Áreas de Reabilitação Urbana das cidades

Área de Reabilitação Urbana de Agualva-Cacém

A delimitação da ARU de Agualva-Cacém obedeceu aos seguintes critérios:

• Delimitação das áreas urbanas consolidadas;
• Presença de ligações urbanas funcionais entre aglomerados, como existência de equipa mentos coletivos com âmbito de abrangência sobre população de diferentes aglomerados ou freguesias;
• Presença de ligações funcionais traduzidas na malha urbana, quer pela existência de vias estruturadoras, quer pela necessidade de promover a conexão de espaços urbanos;
• Presença de património histórico cultural a preservar e valorizar;
• Identificação de elementos parte da estrutura verde urbana;
• Fora do perímetro urbano é delimitado pela via de ligação, ribeira ou cadastro propriedade e integra pontos notáveis da paisagem.

A delimitação desta ARU, na modalidade simples, pretende incluir toda a área urbana que não ficou incluída na ARU Sistemática do núcleo central de Agualva. Esta é uma zona bastante densificada, cuja época de construção mais expressiva ocorreu após a década de 1960, tendo decrescido nas últimas décadas.

Veja AQUI o documento completo.