Sintra assinalou Dia da Árvore com plantações pelo concelho

A Câmara Municipal de Sintra assinalou o Dia Mundial da Árvore com ações de plantação pelo concelho, promovendo a reabilitação e preservação das áreas verdes.

A iniciativa, na Serra da Carregueira, contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que acompanhou as plantações. Neste local foram plantados 100 espécimes, contribuindo para a conservação e o equilíbrio do ecossistema da região.

Esta ação está inserida no projeto de sensibilização ambiental “Mãos na Serra” da Câmara de Sintra, que visa promover uma cidadania inclusiva, através de modelos de conduta sustentáveis com a realização de ações direcionadas às escolas, como a plantação de árvores, a erradicação de espécies invasoras, a limpeza em áreas florestais e a recuperação de habitats.

Ao longo do dia, foram ainda plantadas 55 árvores no Parque Linear da Ribeira de Colares (no troço de Lourel à Ribafria), na União das Freguesias de Sintra; no Parque Urbano Felício Loureiro, na União das Freguesias de Queluz e Belas; e na Urbanização S. Marcos, na União das Freguesias do Cacém e São Marcos.

De sublinhar ainda que, desde 2018, já foram plantadas mais de 27.000 árvores por todo o concelho e, em 2024, o Município de Sintra prevê plantar mais de 2.000 por todo o concelho, reafirmando o compromisso com a preservação ambiental e o enriquecimento do património natural da região.

Conheça o Plano de Arborização de 2024 AQUI.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos