Autarquia promove IX edição do Prémio de Fotografia de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra promove a IX edição do Prémio de Fotografia de Sintra, com o objetivo de reconhecer a importância da fotografia na cultura contemporânea como documento identitário, cultural e social e incentivar a produção fotográfica.

As inscrições decorrem entre os dias 1 e 28 de setembro e podem concorrer fotógrafos profissionais e amadores, com idade superior a 18 anos, portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal, sendo a participação individual e gratuita.

Cada participante pode apresentar até duas fotografias a preto e branco ou a cores, de tema livre. As fotografias devem ser inéditas e originais, da exclusiva autoria e propriedade do autor e não poderão ter sido submetidas a outro concurso de fotografia.

Serão atribuídos três prémios monetários às fotografias que mais se destaquem pela originalidade autoral, pela execução do domínio técnico e expressivo, bem como pela inovação formal e contemporaneidade. Aos vencedores será dada a oportunidade de realizarem uma exposição individual num dos espaços de exposição municipal.

Prémios monetários:

• 1º Prémio - € 3.500,00 (três mil e quinhentos euros);
  • 2º Prémio - € 3.000,00 (três mil euros);
  • 3º Prémio - € 2.500,00 (dois mil e quinhentos euros).

O júri é composto por 3 elementos, um representante da Câmara Municipal de Sintra e os fotógrafos Henrique Vieira Ribeiro e Daniel Blaufucks, que vão apreciar as obras fotográficas tendo por base a criatividade, a originalidade e a qualidade fotográfica.

O formulário de candidatura, e as respetivas fotografias, devem ser entregues juntamente com o documento de informação ao titular de dados, até dia 28 de setembro, dirigidas à Câmara Municipal de Sintra/ MU.SA - Museu das Artes de Sintra, situado na Av. Heliodoro Salgado, Estefânia, 2710-505 Sintra (no seguinte horário: terça-feira a sexta-feira das 10h00/17h00; sábado e domingo (dias 16, 17, 23 e 24 setembro das 12h00/17h00).

A entrega dos prémios e respetiva exposição será realizada em cerimónia pública, em data e local a indicar.

As condições para participação encontram-se definidas no Regulamento e Edital n.º 114/2023.

Agenda - IX Edição Prémio de Fotografia de Sintra para consultar AQUI.

Formulário de candidaturas disponível AQUI.