VIDA E OBRA DE ARQ PORFÍRIO PARDAL MONTEIRO

27 de outubro de 2023 a 07 de janeiro de 2024 I MU.SA – Museu das Artes de Sintra

Reitoria da Universidade de Lisboa, Hotel Ritz, Instituto Superior Técnico, Faculdade de Letras, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Biblioteca Nacional de Portugal... A lista podia continuar, tantos são os edifícios emblemáticos cuja autoria é de Porfírio Pardal Monteiro (1897-1957).

Nascido em 1897, em Pero-Pinheiro, Sintra, numa família ligada à indústria de mármores e de cantarias, Porfírio Pardal Monteiro recebe uma aprendizagem informal ligada à construção e aos trâmites de obra.

Desde muito cedo, tem a possibilidade de adquirir contacto próximo com materiais, com técnicas e com processos construtivos e de usufruir do convívio com os arquitetos que recorriam, com frequência, aos serviços da empresa do seu pai.

Criador de impressionantes obras públicas, eficaz e pragmático, marcou a transformação e evolução urbanística da cidade de Lisboa com equipamentos vitais. No início do século XX, foi o arquiteto que mais construiu e o que se celebrizou como primeiro moderno. Sem concessões, foi capaz de pegar no fio da tradição para inovar.

É, por isso, urgente conhecer a obra; é preciso conhecer o trabalho e o legado de Porfírio Pardal Monteiro.

Esta exposição leva-nos numa viagem de descoberta do homem e do arquiteto, cento e quatro anos depois do início da sua carreira, e celebra Porfírio Pardal Monteiro, apresentando uma visão panorâmica do seu trabalho e da sua vida de labor e paixão.

Obras como o Hospital de Sintra, a Estação do Cais do Sodré ou as Gares Marítimas serão apresentadas a partir de desenhos originais, pinturas visionárias ou imagens de época, ocupando as salas do MU.SA - Museu das Artes de Sintra.

CURADORIA

Ana Tostões | João Pardal Monteiro