RUI OCHOA
Fotografia
8 de fevereiro a 17 março de 2024 | MU.SA
Image
Sinopse da exposição
A exposição de fotografias de Rui Ochoa é um espelho dos primeiros 25 anos da democracia portuguesa e, atravessando uma série de acontecimentos, pessoas e paisagens diversas, marca não só o que Portugal foi há 50 anos, mas todo o percurso histórico e as transformações políticas, económicas e sociais desse tempo. Por esse motivo, faz sentido inseri-la na programação das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Esta exposição é uma consequência inevitável de um livro (com o mesmo título) que foi publicado, este ano e, que de forma mais completa e pormenorizada, conta-nos e mostra-nos blocos de fotografias da nossa história recente, acompanhados por textos que testemunham na primeira pessoa esses acontecimentos importantes.
Dado o conteúdo, pela relevância dos acontecimentos (nacionais e internacionais ) abordados na obra, esta mostra é uma mais valia decisiva para melhor compreender os factos mais significativos daquele período – a construção da democracia portuguesa.
O desejo do autor em revelar uma constante preocupação na divulgação dos factos, das histórias e das imagens até agora inéditas, no formato expositivo, alargando o seu espólio a todos os públicos interessados, realiza-se agora, com as várias celebrações de meio século da democracia portuguesa que se avizinha. A vontade de fazer esta exposição do fotógrafo/autor Rui Ochoa vem da longa e numerosa recolha histórica e documental das fotografias analógicas do seu acervo, que marcaram toda a sua carreira enquanto fotojornalista.
Enquanto fotógrafo, Editor e Diretor de fotografia do Jornal Expresso ao longo de mais de 30 anos, entre outras funções institucionais que acumulou, Rui Ochoa cobriu milhares de notícias nacionais, internacionais e personagens relevantes da cultura e da política portuguesas, que fazem do seu acervo fotográfico um dos mais importantes da história da fotografia em Portugal. Esta exposição será, deste modo, uma revelação em primeira mão dessas reportagens, viagens, encontros oficiais que testemunham os temas eminentemente nacionais, mas também internacionais e que constroem um valioso trabalho histórico sobre o nosso país.