Sintra mantém aposta em projetos pedagógicos inovadores

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a atribuição de apoio financeiro aos Agrupamentos de Escolas envolvidos no Concurso de Projetos de Qualidade e Excelência no valor de 10 mil e 200 euros.

A autarquia de Sintra promove, desde o ano letivo de 2005/2006, o Concurso de Projetos de Qualidade e Excelência dirigido à comunidade educativa com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos pedagógicos da rede escolar pública que sejam inovadores, promovam as boas práticas educativas, impulsionem novas dinâmicas nas escolas e que sejam expoentes de qualidade e exemplos a seguir por outros estabelecimentos de ensino.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “este investimento enquadra-se na estratégia de melhorar, de forma crescente, a qualidade do ensino”, reforçando que “a educação é uma prioridade absoluta da autarquia e investir nestes projetos é, sem dúvida, investir na educação e no futuro”.

Esta comparticipação resulta da Medida 4 do PAQUE – Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas | Concursos de Projetos e assim foram seis os agrupamentos de escolas do concelho que se destacaram, por promoverem boas práticas educativas.

Os projetos pedagógicos apoiados são:

• Agrupamento de Escolas do Algueirão, com o projeto "Allgueirão"
  • Agrupamento de Escolas Alto dos Moinhos, com o projeto "CATA VENTOS"
  • Agrupamento de Escolas Leal DA Câmara, com o projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu
  • Agrupamento de Escolas de Massamá, com o projeto "Horta Pedagógica"
  • Agrupamento de Escolas Prof. Agostinho da Silva, com o projeto "Artes e Letras"
  • Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha, com o projeto "Dias Digitais"

O PAQUE - Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas destina-se a dar resposta a algumas das necessidades de financiamento e de apoio técnico-pedagógico, que potenciem a concretização de atividades programadas.