Câmara de Sintra renova contrato de intervenção social e desenvolvimento comunitário

A Câmara Municipal de Sintra e a Fundação Aga Khan Portugal assinaram, esta terça-feira, a renovação do Contrato Municipal de Desenvolvimento Local (CMDL) – SDM Mais Ação, para a intervenção social e desenvolvimento comunitário na Serra das Minas, na freguesia de Rio de Mouro.

Este contrato, no valor de 214 mil euros, visa a extensão da intervenção do projeto Mais Acção na Serra das Minas, promovendo a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, reforça que “deste modo asseguramos a continuidade da intervenção social neste território com efeitos muito positivos para a população. Fortalecemos os laços comunitários, de pertença e de vizinhança contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de quem lá mora”.

A autarquia pretende com este contrato fortalecer o ecossistema territorial da Serra das Minas, mobilizando todos os agentes do território para um trabalho colaborativo e articulado, focado na criação e/ou adaptação de soluções que respondam às efetivas necessidades da população.

Desta forma, garante-se o fortalecimento das organizações no planeamento de soluções centradas nas famílias e na parentalidade, com iniciativas e movimentos participativos juvenis através de práticas artísticas, contribuindo para o aumento do sentido de pertença, apoiando igualmente iniciativas de empreendedorismo numa perspetiva de reforço de ações de gerações de rendimento e de oportunidades de melhoria de qualificações.