Dia Município assinalado em Sintra com inaugurações pelo concelho

A Câmara Municipal de Sintra assinalou o Dia do Município, a 29 de junho, com a já habitual cerimónia do Hastear da Bandeira e diversas inaugurações pelo concelho.

As comemorações tiveram início às 10h00, com a cerimónia do Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho. De seguida foi entregue uma Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, ao ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa pelo seu importante papel na Educação Superior ao longo dos seus 50 anos de atividade e pela sua aposta no ensino superior público no concelho de Sintra.

Durante esta cerimónia, o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, começou por recordar o trabalho que “o executivo tem vindo a realizar e que sempre se pautou por garantir e aprofundar a dignidade e a eficácia baseada no trabalho e nos valores. Regemo-nos sempre pelos valores da transparência, princípio da igualdade, inclusão, participação interna, através da ligação às juntas de freguesia, associações, forças de segurança ou pelo diálogo direto com os cidadãos para conhecermos melhor a realidade dos nossos munícipes, mas também pela participação externa”.

No seu discurso, Basílio Horta referiu ainda os diversos investimentos realizados pela autarquia no setor da saúde, educação, solidariedade e habitação, “setores prioritários e em que a autarquia se mantém atenta e a trabalhar para a constante melhoria da qualidade de vida dos sintrenses”, concluindo que “Sintra já não é mais um dormitório, é um Município com presença, com personalidade forte, que começa a ter um lugar de destaque, que sempre mereceu. Um Município onde vale a pena viver”.

De seguida, as comemorações seguiram para outros pontos do concelho. Foi inaugurada a Avenida D. Nuno Álvares Pereira e o Parque Linear D. Domingos Jardo, dois investimentos, em Agualva.

Para o autarca, a elaboração destes dois projetos pretende “devolver aos munícipes o que é deles. O primeiro, ao recuperar uma zona predominantemente urbana para que as pessoas possam usufruir dela com toda a comodidade, promovendo um melhor fluxo e estacionamento automóvel, bem como a segurança da circulação de peões. Enquanto que o segundo, teve em vista aumentar a oferta de espaços verdes, tão importantes e essenciais para a criação de momentos de lazer e para a promoção da qualidade de vida”.

Durante a tarde, foi inaugurado o Centro de Saúde de Belas, instalado na antiga escola primária de Belas, “um local com tanta tradição e história para a população da freguesia, e que nós quisemos respeitar. Este edifício apresenta-se totalmente reabilitado e ampliado, para que possa continuar a servir a população, agora proporcionando cuidados de saúde”, referiu Basílio Horta.

Seguiu-se a vez de visitar a obra artística de Pedro Oliveira, no Túnel de Ouressa, em Mem Martins e inaugurar a exposição “Morphosis”, de Catarina Nunes e Vanessa Barragão, que estará patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra até 1 de outubro.

As comemorações encerraram com o concerto Ensemble, de Rui Massena, no jardim do Palácio de Seteais.