Incentivo municipal à fixação de médicos de família no concelho em consulta pública

A Câmara Municipal de Sintra tem a decorrer o período de discussão pública do projeto de Regulamento de Incentivo Municipal à Fixação de Médicos de Família no concelho.

O projeto de regulamento visa a criação de um apoio pecuniário municipal à fixação de médicos de família no concelho de Sintra e estabelece os procedimentos práticos.

O valor pecuniário municipal atribuído a cada médico de família é de 1133,95 € mensais e destina-se a compensar os encargos decorrentes da fixação no concelho de Sintra, designadamente com habitação e transporte.

“Consideramos o atual cenário de saúde familiar em Sintra muito preocupante, e por isso com todos os instrumentos legais de que dispomos, incentivamos os médicos a escolherem Sintra para o exercício da sua atividade profissional”, reforça a autarca.

Esta aplicação apoia-se nas unidades de saúde da rede pública integrada no ACES (Agrupamento Centros de Saúde de Sintra), com tipologia UCSP (Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados) e USF (Unidade de Saúde Familiar), e abrange médicos de medicina geral e familiar colocado no procedimento concursal do Ministério da Saúde, ou essas vagas não foram preenchidas através de mobilidade.

Recorde-se que a autarquia de Sintra tem investido na área da saúde com a construção de seis centros de saúde (em funcionamento) e do Novo Hospital de Sintra na perspectiva de criar soluções tendentes à fixação de mais médicos de família no concelho.

Saiba mais sobre o Projeto de Regulamento de Incentivo Municipal à Fixação de Médicos de Família no Concelho de Sintra .