Sintra distinguida como autarquia familiarmente responsável

A Câmara Municipal de Sintra foi distinguida com Bandeira Verde pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, pelo segundo ano consecutivo.

O Observatório destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Município de Sintra em prol da melhoria do bem-estar das famílias, nomeadamente na construção de uma política integrada de apoio à família e pelo conjunto de medidas e boas práticas em matéria de política familiar.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, mencionou a importância desta distinção que significa “o reconhecimento do trabalho que tem vindo pelo executivo e que muito nos orgulha. Iremos continuar a tomar todas as medidas para que os nossos munícipes sintam que estamos ao seu lado e construir um concelho onde valha cada vez mais a pena viver”.

Nesta 13.ª edição estiveram em análise 132 municípios, dos quais 84 saíram premiados. Este ano, a par do que ocorreu em 2020, foram tidas em consideração as medidas de caráter social pelos acrescidos constrangimentos e dificuldades inerentes ao contexto pandémico que vivemos, bem como as consequentes vulnerabilidades despoletadas no seio dos núcleos familiares pelos condicionalismos e restrições impostas pelas autoridades para travar o surto epidemiológico por Covid 19.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis nasceu em 2008 com o objetivo de procurar criar sinergias positivas para todos os municípios do país, quer dando visibilidade às autarquias que se destacam por práticas amigas das famílias, quer potenciando as experiências obtidas por uns municípios em benefício de outros.

Assente em valores como a integridade, parceria, ética, imparcialidade, transparência, responsabilidade e excelência, o Observatório pretende contribuir para que todas as autarquias do país desenvolvam políticas transversais capazes de acolher e valorizar a família, vista como a célula base da nossa sociedade, garantindo-lhes o pleno exercício das suas responsabilidades e competências e prevenindo potenciais situações de risco e vulnerabilidades.