Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 986

Conferência para a optimização da nutrição Europeia decorreu em Sintra

O Centro Cultural Olga Cadaval recebeu, nos dias 12 e 13 de novembro, entidades de referência a nível nacional e internacional, nas áreas da medicina, política e associações de apoio aos doentes, com o intuito de debater e encontrar rumos para a implementação de leis que promovam a qualidade da alimentação.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu que “este evento de dimensão nacional e internacional dignifica bastante o município de Sintra. A nutrição deve ser uma prioridade em qualquer governo é um dos direitos humanos mais importantes, Sintra é um concelho comprometido com a saúde e em promover a saúde e a qualidade de vida da população.”

Olle Ljungqvist, professor da Faculdade de Medicina na Suécia e presidente do projeto europeu de nutrição clínica ENHA (European Nutrition for Health Alliance), referiu que “a má nutrição é a causa de muitas doenças como a demência, cancro, asma, anemia, entre muitas outras, defendendo que se deve acompanhar os doentes e proporcionar-lhes acompanhamento nutricional de forma a que consigam implementar uma boa nutrição na sua vida, permitindo a sua recuperação”.

O evento pretendeu fortalecer as alianças, partilhar as boas práticas alimentares pela União Europeia de forma a inspirar e facilitar os países participantes desta conferência a implementarem uma nutrição otimizada e cuidada para todos.

Ao longo deste dois dias foram debatidos vários temas sobre os desafios à implementação na união europeia de uma boa nutrição para todos.

Entre as temáticas apresentadas pelos congressistas, salienta-se, melhorar o apoio e cuidados com os pacientes ao longo da Europa, os desafios regionais e o desenvolvimento dos casos de Sintra e Porto.

Foram também apresentados projetos para a implentação de boas práticas para um efetivo quadro nutricional de forma a garantir os diagnósticos antecipados da malnutrição, prevenir a malnutrição na comunidade, criação de guias orientadores para os pacientes como "viver bem durante os tratamentos do cancro",” alimentação para diabéticos” e “alergias e asma”.