Autarquia de Sintra assina protocolos com nove associações de bombeiros voluntários

protocolo bombeiros

A Câmara Municipal de Sintra celebrou, esta segunda-feira, a assinatura de protocolos de colaboração entre o município de Sintra e as nove associações humanitárias de bombeiros voluntários do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, salientou a importância da assinatura destes protocolos: “Este é um ato de solidariedade entre a Câmara e os seus bombeiros”, sublinhando "os bons serviços prestados pelos bombeiros num munípio com as dimensões de Sintra. Basílio Horta referiu ainda o orçamento e plano de atividades da autarquia para 2016, “com verbas no valor de 1.632.500,00€” destinadas ao apoio às associações humanitárias de bombeiros voluntários.

As nove associações humanitárias de bombeiros voluntários do município de Sintra são pessoas coletivas de utilidade pública, sem fins lucrativos, com caráter humanitário.

Sintra acolhe a Escola Nacional de Bombeiros e possui corpos de bombeiros dos mais antigos do país, como foi a Associação de Socorros Mútuos, de 3 de outubro de 1884, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Sintra, de 1 de setembro de 1889, ou a designada “estação de incêndios” de Colares, inaugurada em 9 de março de 1890.