Sintra investe na melhoria das acessibilidades nas escolas

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a abertura de concurso público para a adjudicação da empreitada de acessibilidades em diversas escolas do concelho, pelo valor de 975 mil euros.

O concurso público para a empreitada de "PRR – Acessibilidades 360º - Acessibilidades em Edifícios Públicos – Escolas Centenárias EB1 e EB 2,3 (4 Lotes)” visa equipar diversos estabelecimentos de ensino do concelho com equipamentos que melhorem as condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. 

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, torna-se "essencial garantir que todos os alunos, independentemente de suas limitações de mobilidade, tenham um acesso pleno e igualitário à educação. Estamos comprometidos em construir um ambiente escolar inclusivo e acessível para todos os nossos estudantes”. 

As intervenções levadas a cabo pela autarquia vão decorrer em quatro lotes, sendo o Lote 1 correspondente à EB1 Galamares, EB1 Lourel, EB1 Manique de Cima, EB1 Mucifal, EB1 Sintra, EB1 São João das Lampas e EB1 Santa Susana, que correspondem a um investimento de 243 mil euros. 

O Lote 2, valor de cerca de 176 mil euros, abrange os seguintes estabelecimentos de ensino: EB1 Terrugem; EB1 Casal da Barota; EB1 Agualva 3 e EB1 António Torrado.

De igual modo, pelo valor de 467 mil euros, o Lote 3 abrange intervenções nas seguintes escolas: EB1 Colaride; EB1 Queluz 2; EB1 Cacém 1; EB1 e Jardim de Infância Casal de Cambra; EB1 Casal de Cambra 2; EB1 Vale Mourão; EB1 e Jardim de Infância Massamá 1 e Massamá 2. 

As intervenções na EB 2,3 António Sérgio e EB 2,3 D. Domingos Jardo integram o Lote 4 com um valor de 88 mil euros. 

Os trabalhos a realizar envolvem a colocação de rampas de acesso, a colocação de plataformas elevatórias de acesso aos pisos superiores dos edifícios, a instalação de elevadores nas Escolas Centenárias EB1 e EB2,3.

Estas intervenções são apoiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Image