Programa de reabilitação urbana da Câmara de Sintra apoiou obras em mais de 900 mil euros

A Câmara Municipal de Sintra apresentou o relatório do programa ReaVIVA Sintra, relativo ao período de 2019 a 2023, que compreende a atribuição de comparticipações no valor de 982 mil e 400 euros. 

Este programa municipal de comparticipação para a realização de obras de edifícios inseridos em Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) permitiu, desde a sua criação em 2019, a reabilitação de uma centena de edifícios que se traduzem em mais de 1300 frações habitacionais. 

Basílio Horta, presidente da autarquia, destaca que “este programa vem valorizar as ações levadas a cabo pelos cidadãos para a regeneração e revitalização das áreas urbanas onde vivem”. O autarca sublinhou ainda que “a reabilitação urbana contribui em larga escala para a vitalidade das cidades. Vem complementar e valorizar a renovação do espaço público, que em simbiose se valorizam entre si.” 

O ReaVIVA Sintra é um programa municipal que concede apoio financeiro a fundo perdido, até 30 mil euros, destinado a obras de conservação, alteração, manutenção e restauro a realizar nas partes comuns e exteriores de prédios urbanos integrados em ARU.  

Este apoio da autarquia assume a forma de subsídio não reembolsável e tem um caráter de complementaridade ao autofinanciamento, que permite a realização de obras de reabilitação da imagem arquitetónica do edificado, da recuperação de elementos arquitetónicos em vez de os substituir por outros, da integração de materiais com composição igual ou semelhante aos originários e da valorização de intervenções relevantes. 

Image