Adjudicada execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Sintra, em reunião de executivo, a adjudicação da empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas, que representa um investimento no valor de 1 milhão e 588 mil euros.

O Parque Linear da Ribeira das Jardas irá fazer a ligação pedonal e ciclável entre a cidade de Agualva-Cacém e Fitares/Rinchoa (Parque Desportivo e Recreativo de Fitares).O percurso desenvolver-se-á em espaço urbano consolidado e ao longo da Ribeira das Jardas, um corredor naturalizado.

O prazo de execução desta empreitada é de 10 meses e de 3 anos para a manutenção dos espaços verdes.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, frisou que “a requalificação do espaço urbano e do espaço rural que acompanha a Ribeira das Jardas é a adequação dos espaços públicos às novas exigências quotidianas de fruição do espaço coletivo de recreio e de lazer”.

O troço da ciclovia que liga a zona naturalizada, junto à Ribeira das Jardas e a Rua do Seminário terá uma extensão aproximada de 1275 metros, já o troço que faz a ligação da Avenida dos Missionários à Área de Lazer Abel dos Santos terá uma extensão aproximada de 49 metros. Na Avenida dos Missionários está proposta uma via partilhada na extensão de 135 metros. Totalizando assim, a extensão da ciclovia em 1460 metros.

Este projeto de ligação pedonal e ciclável ao longo da Ribeira das Jardas, abrange a União de Freguesias de Cacém e São Marcos, União de freguesias de Agualva e Mira Sintra e a Freguesia de Rio de Mouro.