Exposições alusivas aos 50 anos do 25 de Abril para conhecer este fim de semana em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra preparou uma diversidade de iniciativas culturais pelo concelho para que desfrute da melhor forma o seu fim de semana em Sintra.

O programa tem início no dia 11 de maio, sábado, às 14h30 com a prova de atletismo “Rio de Mouro Cross Run”, com partida no Parque Urbano da Rinchoa, terceira prova da temporada do Troféu “Sintra a Correr”. Se é amante de desporto também não pode perder o Campeonato Regional de Enduro BTT, nos dias 11 e 12, pela Serra de Sintra.

No que concerne à cultura, no sábado, às 17h00, realiza-se a segunda sessão do projeto leituras encenadas Sintrália, na Biblioteca Municipal – Pólo de Agualva-Cacém. Dinamizada por Paulo Campos dos Reis, nesta sessão será apresentado um excerto da obra do escritor cabo-verdiano José Luiz Tavares.

No mesmo horário, o jardim da Biblioteca Municipal de Sintra recebe o teatro itinerante “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado, dirigido a famílias. No domingo, esta peça estará novamente em cena pelas 11h00.

Ao final da tarde, pelas 19h00, a Sociedade União Sintrense comemora o seu 174.º aniversário na sua sede, com um espetáculo da Coral Allegro.

Já o Centro Cultural Olga Cadaval recebe o concerto para “Contar Abril a Cantar”, pela Orquestra Juvenil Mestre Domingos Saraiva, inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

No domingo, dia 12 de maio, as exposições do MU.SA – Museu das Artes de Sintra ganham vida com a iniciativa Visitas Dançadas, às 16h30.
Inspirada na exposição “Carlos Granja, um fotografo sintrense do 25 de Abril”, dedicada aos 50 anos do 25 de Abril, Inesa Markava convidou o saxofonista José Lopes para com ela revisitar as memórias da Revolução dos Cravos.

Neste equipamento cultural poderá ainda visitar a exposição “O cartaz gráfico e o 25 de Abril”, que reúne cartazes temáticos da revolução, e a instalação de Paulo Canilhas “Fragmentos e Conexões Inesperadas”, ambas em exibição até 9 de junho.

Como parte das celebrações dos 50 anos de liberdade, a Casa da Cultura Lívio de Morais tem patente a exposição “A Municipalidade Sintrense e a Liberdade 1974-1976”, até 30 de junho.

Já na Avenida Heliodoro Salgado, em Sintra, poderá encontrar a exposição de fotografia “O primeiro 1º de maio com gosto a liberdade” de Carlos Granja, para conhecer até 31 de agosto.

Na sua visita a Sintra, aproveite ainda para subir a bordo do Eléctrico de Sintra com destino até à Praia das Maçãs e explorar os outros Museus Municipais que têm as portas abertas para o receber: MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, Museu de História Natural de Sintra, Casa-Museu Leal da Câmara, Museu Ferreira de Castro e Museu Anjos Teixeira.