Autarquia de Sintra investe na requalificação de Escola Secundárias

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a adjudicação das Empreitadas de Pinturas Exteriores a ter lugar em várias Escolas Secundárias do concelho, num investimento total de cerca de 865 mil euros.

As escolas secundárias a serem alvo de intervenção são as Escola Secundárias Leal da Câmara, Gama Barros, Maria Aires, Ferreira Dias, Miguel Torga e Stuart Carvalhais.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, referiu que o investimento na educação “é uma das nossas prioridades e, por isso, temos investido nas nossas escolas para permitir aos nossos alunos uma melhor experiência educacional”.

Os trabalhos, com prazo de execução de quatro meses para todas as escolas, passam pela pintura exterior de todos os edifícios, a reparação dos elementos estruturais de betão que se encontrem danificados e algumas pinturas interiores, nos casos em que existe essa necessidade.

O plano de intervenção para as escolas passa pela conservação e reabilitação dos edifícios para inverter a trajetória de décadas sem conservação, de forma a garantir boas condições de funcionamento, garantido as condições de conforto dos mesmos.

Em 2018 a Câmara Municipal de Sintra apresentou um Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra (básicas 1, 2 e 3) para a requalificação de 98 escolas, abrangendo mais de 30 mil alunos, num investimento total de cerca de 24 milhões de euros, dos quais 3,250 milhões de fundos comunitários, e até 2021 prevê-se a conclusão das mesmas, o que levou a autarquia a realizar um novo plano para as escolas secundárias.