Belas vai ter Edifício Multiusos Cultural

O antigo edifício do Rossio de Belas, localizado na zona histórica, atual Praça 5 de Outubro, vai ser alvo de reabilitação para instalação do Edifício Multiusos Cultural de Belas.

A empreitada, consignada esta sexta-feira, destina-se assim à reabilitação de um equipamento de utilização coletiva de iniciativa municipal, em articulação com a União das Freguesias de Queluz e Belas.

Com uma área de construção de 351 metros quadrados e um investimento de 468 mil euros, o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, mencionou “que se trata de um momento muito importante, Belas não tinha nenhum instrumento cultural e este é o começo, o princípio, é o investimento devolvido em serviços aos munícipes”.

“A cultura ocupa um espaço muito relevante para o concelho, Sintra não pode ser considerada suburbana, todo o concelho, não só a vila, mas todo o concelho tem de ter acesso a instrumentos de cultura. A reabilitação deste edifício é a concretização de uma política de proximidade que se quer em todo o território, para que Sintra seja ainda mais um concelho onde vale a pena viver”, sublinhou Basílio Horta

O edifício está incluído na "Área de Reabilitação Urbana de Queluz-Belas" e na área definida para intervenção no âmbito do ‘Projeto Estruturante da Centralidade de Belas’.  Os trabalhos visam recuperar o edifício, que se encontra em avançado estado de degradação, dotando-o de condições para funcionar como espaço polivalente.

A intervenção consiste na manutenção e conservação de elementos construtivos/decorativos originais, incluindo acompanhamento arqueológico, reforço das paredes exteriores, remoção total das coberturas e reconstrução e reformulação de todo o interior para o adequar a espaço multiusos de cariz cultural e permitir a realização de eventos de várias naturezas tais como espetáculos, conferências, exposições e outras atividades coletivas.

A entrada principal faz-se pelo Piso 0 onde se encontra um hall, uma sala multiusos com capacidade para 100 lugares (94 + 6), instalações sanitárias e arrumos gerais.

No Piso 1 localizam-se os camarins com bancada de maquilhagem, instalações sanitárias e duche e um espaço exterior coberto (varanda).