Carris Metropolitana arranca em Sintra a 1 de julho

O terceiro aniversário do passe “Navegante” foi assinalado com o lançamento da Carris Metropolitana, marca única e integrada dos transportes urbanos da Área Metropolitana de Lisboa, a qual integra Sintra.

A Carris Metropolitana vai entrar em funcionamento em duas fases, uma a 1 de junho e outra a 1 de julho, dependendo da área de circulação, e surge com mais carreiras e percursos e apresenta autocarros mais eficientes e ambientalmente sustentáveis. A operação Carris Metropolitana iniciará o seu funcionamento, no Concelho de Sintra, no dia 1 de julho.

A Carris Metropolitana foi apresentada publicamente, no dia 1 de abril, perante o ministro da ação climática, presidentes e vereadores dos 18 municípios da área Metropolitana de Lisboa, entre outros 300 convidados, em representação de inúmeras entidades públicas e privadas.

A operação da Carris Metropolitana envolverá cerca de 12.000 paragens, 2.000 percursos, 820 linhas (160 novas e 330 com oferta reforçada), 17.000 circulações por dia, 300 painéis digitais de informação ao público, e mais de 1.500 autocarros, dos quais 1.400 serão novos.

A rede de serviço de autocarros foi desenhada pela Área Metropolitana de Lisboa, em conjunto com os 18 municípios, para servir 2,8 milhões de potenciais utilizadores.

O investimento de cerca de 1,2 mil milhões de euros realizado com a operação permitirá aumentar o serviço de transporte rodoviário em cerca de 35 %, que se traduzirá em mais carreiras, mais percursos e circulações, autocarros mais modernos, mais eficientes e ambientalmente mais sustentáveis, e mais qualidade no serviço prestado.

As melhorias contemplam ainda uma importante vertente de modernização tecnológica, um planeamento e ajustamento do serviço às necessidades existentes e a promoção da pontualidade, regularidade e confiabilidade do sistema.

A sustentabilidade ambiental será igualmente promovida, através da renovação e qualificação da frota, que passará pela diminuição da idade média dos autocarros de 15 anos para menos de um ano e a inclusão de uma cota de veículos não poluentes e energeticamente eficientes. O alargamento da rede de vendas e serviços de apoio ao passageiro e a gestão centralizada da informação serão também uma forte aposta da Carris Metropolitana.

Mais informações  AQUI