Manual para cuidadores informais de pessoas com demência é apresentado em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra apresenta o manual “Estimulação Global da Pessoa com Demência”, dirigido a cuidadores informais, no dia 23 de setembro, pelas 10h00, no Palácio Valenças em Sintra.

Elaborado em colaboração com o Hospital Professor Fernando Fonseca, Associação Alzheimer Portugal e Casa de Saúde da Idanha/Irmãs Hospitaleiras, este manual de auxilio constitui uma importante ferramenta de apoio a cuidadores e terá distribuição gratuita.

A edição e reprodução de “Estimulação Global da Pessoa com Demência” é co-financiada pela autarquia de Sintra e pelo POR Lisboa 2020, e corresponde a uma resposta efetiva em matéria de envelhecimento ativo, saudável e inclusivo, enquadrada nas políticas da autarquia de Sintra que norteiam o Plano Municipal 2019-2023.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, salientou que as políticas sociais e de saúde desenvolvidas pelo Município têm “como propósito desenvolver iniciativas promotoras de um envelhecimento ativo e com dignidade, que contribuam para uma imagem positiva dos séniores, numa estratégia verdadeiramente inclusiva para o bem de todos e para todos”.

O lançamento deste manual será acompanhado por uma Conferência, a cargo de Alexandre Castro Caldas, Catedrático de Neurologia, investigador na área das neurociências cognitivas e, também, autor do prefácio do manual.

A garantia da qualidade técnica e científica do manual é assegurada pela competência e prestígio dos seus autores, designadamente profissionais ligados à Alzheimer Portugal, Casa de Saúde da Idanha e Hospital Professor Fernando Fonseca.

As ilustrações do manual foram realizadas por uma cuidadora.