Profissionais defendem parcerias para melhorar saúde e bem-estar das populações

Profissionais-Parcerias

Nos dias 26 e 27 de junho, teve lugar na Faculdade de Medicina de Lisboa, o 4.º Fórum Nacional de Saúde, que contou com a presença de profissionais de diversos setores, bem como de decisores políticos, que reconhecem a importância do papel das parcerias para melhorar a saúde e o bem-estar das populações, fatores essenciais na promoção do desenvolvimento local.

No decurso do evento, teve lugar uma sessão sobre a temática Ordenamento do Território e Estratégias Locais de Saúde, que contou com a participação do vereador Eduardo Quinta Nova, que fez uma intervenção sobre "Plano Local de Saúde participado".

Na intervenção, o vereador sublinhou o papel relevante das autarquias na definição e implementação de estratégias locais de saúde, tendo em conta a sua proximidade com a população, e salientou que a saúde deixou de ser uma questão exclusiva da administração central, passando a ser vista como uma responsabilidade partilhada também pelas autarquias. Relembrou, ainda, que o desenvolvimento e a competitividade dos municípios passam por melhorar os índices locais de saúde e assegurar o acesso aos cuidados de saúde em igualdade de oportunidades.